Eduardo Braide exonera cúpula da Semcas, mas não explica suspeitas de corrupção

Cúpula da Semcas é exonerada às vésperas da convocação da CMSL para prestar esclarecimentos sobre suspeitas de corrupção na gestão Braide

SÃO LUÍS (MA) – Suspeita de atos de corrupção na gestão do Prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), derrubou sete pessoas da cúpula da Semcas (Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social), além da secretária-adjunta, Ana Carla Figueiredo Furtado.

Os supostos casos de nepotismo e favorecimento em licitações foram destaques no site A Carta Política. A denúncia foi feita pelo vereador e presidente eleito da CMSL (Câmara Municipal de São Luís), o vereador Paulo Victor (PCdoB).

O vereador Jhonatan Soares (PT), do Coletivo Nós, levou o assunto para a Tribuna da Câmara.

Exoneração – o ato de exoneração foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de São Luís desta terça-feira (06). Apesar do próprio prefeito Eduardo Braide ter assinado o documento, a publicação do D.O não apresenta o nome dos ocupantes dos cargos, possíveis envolvidos no caso denunciado.

“Ficam exonerados, a contar de 06 de dezembro de 2022, os ocupantes de cargo em comissão da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social – SEMCAS, de simbologias DAS, DAS-1, DAS-3, DAS-4, DAS-5, DAS-6 e DAS-7”, confirma o documento.

A exoneração acontece um dia antes da convocação da secretária-adjunta, Ana Carla Figueiredo Furtado, que deve prestar esclarecimento na Câmara Municipal nesta quarta-feira (07), às 14h, no Plenário do Legislativo municipal.

Denúncia – De acordo com a denúncia apresentada pelo mandato do Coeltivo Nós, Ana Carla era – supostamente – responsável por liderar um esquem de direcionamento de licitações para beneficiar a empresa AD Infinitum Serviços, Consultoria e Comercio LTDA, pertencentes a amigos da própria secretária.

Sob tutela da então secretária-adjunta, a empresa foi beneficiada por, ao menos, quatro licitações que somam o valor de R$ 1.782.623,36. “Nada justifica tantas exonerações precoces para encobrir os erros de uma gestão com traços fortes de corrupção. Muitos servidores foram junto nessa medida sem explicações ou apuração adequada pela Prefeitura de São Luís. Estão pagando injustamente por uma gestão marcada por descaso e caos”, disse o vereador Paulo Victor ao comentar as exonerações.

One thought on “Eduardo Braide exonera cúpula da Semcas, mas não explica suspeitas de corrupção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *