Sem ônibus e sem perspectiva em São Luís

São Luís amanhece o sétimo dia com 100% da frota de ônibus recolhida e sem nenhuma perspectiva do movimento grevista, incentivado por empresários e trabalhadores, acabar. 

A Prefeitura de São Luís tem transformado um problema técnico em um evento político, no pior termo da palavra. 

O secretário de trânsito e transporte de São Luís está ausente do debate. Ninguém sabe qual é o nome do “Canidé” de Eduardo Braide. 

Nesta terça-feira (26), em um rompante do secretário de Governo de São Luís, Eneas Fernandes, chegou a repetir diversas vezes durante uma entrevista em uma rede de televisão de grande alcance que o problema da paralisação do transporte público de São Luís era uma querela entre empresários e rodoviários. 

A prefeitura, segundo narrou Enéas, tem assistido essa briga sem ter envolvimento algum e para acabar com o movimento grevistas no transporte público ofereceu um auxílio que ninguém entendeu como vai funcionar.

Essa é a primeira grande crise do prefeito Eduardo Braide. São mais de 700 mil pessoas que dependem, diariamente, do transporte público. Excluindo a parte técnica, é uma boa parte de um eleitorado que Braide irá precisar no futuro em sua promissora carreira política.

E o pior é que não faltam exemplos de oportunismo e omissão nessa situação. Auxiliares do governador Flávio Dino esquecem que o problema também os competem e aproveitam para desgastar (por desgastar) o prefeito de São Luís. A MOB – Agência Estadual de Mobilidade Urbana co-responsável também pela situação ainda nem sentou na mesa de negociações ou, pior, nem se tem notícia de algo parecido. 

No parlamento uma ou outra voz segue falando com as paredes. Na Assembleia Legislativa do Maranhão há poucas vozes em favor da população. Na Câmara de Vereadores é pior. Com a pauta trancada, os vereadores parecem interessados em resolver somente os seus próprios interesses, que nesse caso, não envolve o cidadão ludovicense.

É triste que um problema iminente, tão discutido nas eleições, não possa ter sido debatido desde o primeiro dia de gestão. Mas agora, diferente do que pensa o secretário de Governo, o transporte público é um problema da Prefeitura de São Luís, sim!

One thought on “Sem ônibus e sem perspectiva em São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *