Ao falar de mágoa, Lula lembrou do PDT

O ex-presidente Lula (PT), ladeado do senador Weverton Rocha (PDT), ao falar de mágoas do passado, lembrou de evento envolvendo o PDT de Leonel Brizola (1922-2004). A fala aconteceu durante a coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (20) no Maranhão.

Lula lembrou que partiu de Brizola cravar um apelido pejorativo no petista: “Sapo barbudo”. Mesmo assim, o ex-presidente disse que não deixou de ser amigo de Brizola e que, hoje, não quer vingança de quem torceu pelo impeachment de Dilma (PT) e comemorou sua prisão. 

O recado é um duro golpe em quem queria uma declaração fuzilante em direção do vice-governador Carlos Brandão (PSDB). Fuzilante, não aconteceu nem olhar e muito menos cara fechada. Ao falar do PDT do passado, Lula quis lembrar do PDT do presente que tem Ciro Gomes (PDT) como seu expoente nacional e que mantém um discurso duro contra a pré-candidatura de Lula. Assim como o Brizola no passado, Ciro não tem poupado adjetivos para desmontar a candidatura petista.

Depois de passar pelo Maranhão, Lula foi recebido pelo tucano no Ceará

No presente, o PT está em lua de mel com um adversário recente. Com o PSDB, deve apoiar a candidatura de Carlos Brandão no Maranhão e tem recebido afagos de figuras históricas no tucanato. 

Nos últimos dias, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que prefere Lula como adversário-mor de Jair Bolsonaro. “Eu penso que a [reeleição] de Lula é menos traumática para o Brasil. Isso não quer dizer que eu não queira uma via pelo PSDB […] por ora, entre Lula e Bolsonaro, acredito que o Lula seja melhor”, disse FHC.

Após passar pelo Maranhão, Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido por Tasso Jereissati (PSDB). No Twitter, Lula registrou o encontro dizendo. “Diálogo importante com o senador Tasso Jereissati hoje [ontem] em Fortaleza. Democracia no centro da discussão. Os democratas desse país têm a responsabilidade e o desafio de resgatar a civilidade na política brasileira pelo bem do Brasil.”, disse Lula.

O encontro não passou despercebido pelo tucano maranhense Carlos Brandão. “É assim que se constrói a democracia e os alicerces do bom debate político. A união é o caminho para encontrarmos soluções.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *