Diego Sá é a oposição que ameaça a perpetuação de Thiago Diaz no controle da Ordem dos Advogados no Maranhão

O advogado Dr. Diego Sá quer descentralizar a figura do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Maranhão)

Diego Sá é o nome do movimento “Nossa Voz é a Ordem”

Ainda distante, mas a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil tem agitado os bastidores da advocacia dos causídicos do Maranhão. A oposição fragmentada que garantiu a vitória [reeleição] do atual presidente Thiago Diaz deu espaço para um movimento solidificado que busca uma aliança de unidade. Para garantir essa unidade, os advogados Carlos Brisaac, Pedro Alencar, Sâmara Braúna e Ana Brandão juntam-se em prol do movimento “Nossa Voz é a Ordem” em que escolheram, de forma pacificada, o nome do advogado Diego Sá para contrapor o nome de continuísmo da gestão Diaz.

“A união da oposição é uma consequência do pensamento de unidade e coesão entre os pré-candidatos. E nós não temos qualquer tipo de vaidade. Nosso propósito é a mudança do cenário que hoje a advocacia se encontra, e vamos conseguir”, diz o advogado Diego Sá ao explicar o que uniu várias vertentes da política de classe. 

Sá explica que, hoje, até os advogados estão tendo dificuldade em ter acesso à Justiça. A situação preocupa o candidato à presidência da Ordem. “Não conseguimos atendimento adequado, imagine como a sociedade sofre com tal situação”, reflete o advogado ao reivindicar o respeito das prerrogativas de advogado. “Precisamos ter uma ligação direta com o advogado, não podemos aceitar acordos para atendimento via e-mail ou ferramenta semelhante sem que haja um percentual de retorno e de efetividade. A voz do advogado não pode ser tolhida e nem trocada pela folha morta de um e-mail que muitas das vezes pode não ser respondido”, continua.

O advogado Dr. Diego Sá hoje é o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão – CAAMA da atual gestão. Na pandemia, acumulou funções tornando-se membro do Comitê de Combate a Covid-19 da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados. A CAAMA oferece serviços de saúde, auxílio maternidade, auxílio funeral, transfer da OAB para o Fórum Desembargador Sarney Costa, entre outros serviços de assistência. 

Apesar da CAAMA fazer parte da gestão do presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o advogado Diego Sá garante que o rompimento aconteceu por parte do grupo do atual presidente da OAB. “O desgaste já vem de longas datas, não foi algo ligado à proximidade da eleição. Nós, da CAAMA, apenas decidimos não expôr o mau clima interno e várias ações que foram de encontro aos nossos princípios e o que a gente defende para a advocacia”, diz Sá. Para justificar sua independência, o advogado diz ainda que foi eleito junto com Thiago Diaz e que ocupa um cargo eletivo.

Diego Sá: oposição que ameaça a perpetuação de Thiago Diaz na OAB

A CARTA POLÍTICA – A oposição na OAB do Maranhão consegue reunir, hoje, maioria dos votos?

DR. DIEGO SÁ – Os grandes nomes da oposição, como: Carlos Brissac, Sâmara Braúna, Ana Brandão e Pedro de Alencar, além do meu (Diego Sá) e de outros de suma importância, reúnem a maioria dos votos sim, tanto que todas as pesquisas já veiculadas nas redes sociais atestam isso.

A OAB/MA aprovou um piso ético salarial ainda em 2016, mas nunca fiscalizou os Municípios que pagam valores aviltantes aos advogados, nem mesmo alguns escritórios que cometem a mesma prática.

A CARTA POLÍTICA – A unidade da oposição mudou o cenário que até então estava fragmentado com várias candidaturas. Como você avalia esse novo quadro?

DR. DIEGO SÁ – Definitivamente mudou o cenário. Veja que a união da oposição é uma consequência do pensamento de unidade e coesão entre os pré-candidatos. E nós não temos qualquer tipo de vaidade. Nosso propósito é a mudança do cenário que hoje a advocacia se encontra, e vamos conseguir. 

A CARTA POLÍTICA – A pandemia agravou a situação de emprego dos advogados maranhenses? Como a OAB, hoje, tem atuado para a valorização profissional destes profissionais?

DR. DIEGO SÁ – A pandemia atingiu sim a advocacia, que é uma profissão notadamente de autônomos, e não vimos políticas de valorização profissional para nossa classe. Por outro lado, com o advento da pandemia, nós caímos em campo e mostramos, verdadeiramente, que o nosso compromisso  é com a assistência aos advogados e advogadas através de ações de saúde e acolhimento. Realizamos vacinação para profissionais da advocacia e seus familiares, doações de máscaras e álcool em gel, testagem, auxílio Covid, entre outros benefícios, sempre pensando nos nossos colegas. E assim vamos continuar à frente da OAB-MA.

A voz do advogado não pode ser tolhida e nem trocada pela folha morta de um e-mail

A CARTA POLÍTICA – Nas administrações municipais, principalmente, as gestões têm preterido os profissionais de carreira em detrimento dos grandes escritórios de advocacia, com honorários vultuosos. Como a OAB pode equilibrar esta questão e valorizar os profissionais do Direito dentro do quadro funcional das prefeituras?

DR. DIEGO SÁ – A OAB/MA aprovou um piso ético salarial ainda em 2016, mas nunca fiscalizou os Municípios que pagam valores aviltantes aos advogados, nem mesmo alguns escritórios que cometem a mesma prática. Deve-se combater o salário aviltante, seja onde for. 

Já o grande escritório contratado pela administração pública, necessário apenas a justificativa de tal valor, se vultuoso, onde só se pode opinar caso a caso.

A CARTA POLÍTICA – Muito se fala nas prerrogativas dos advogados. Em que elas estão sendo desrespeitadas e como podem ser valorizadas? Além da OAB, há outros responsáveis pela perda dessas prerrogativas?

DR. DIEGO SÁ – O advogado(a) está tendo dificuldade até mesmo no acesso à Justiça. Ora, se nós, advogados, não conseguimos atendimento adequado, imagine como a sociedade sofre com tal situação, já que quando o advogado não é atendido, é um cidadão ou empresa que tem seu direito negado.

A defesa das prerrogativas precisa ser profissionalizada, dando-se estrutura e apoio para que os colegas advogados (as) possam buscar ajudar outros (as) colegas  com maior tranquilidade, equipada, valorizada, dando condição de trabalho, já que são advogados voluntários que buscam ajudar a classe. Precisamos ter uma ligação direta com o advogado, não podemos aceitar acordos para atendimento via e-mail ou ferramenta semelhante sem que haja um percentual de retorno e de efetividade. A voz do advogado não pode ser tolhida e nem trocada pela folha morta de um e-mail que muitas das vezes pode não ser respondido. 

Imagine um advogado que perdeu a vida por falta de conhecimento que tínhamos a vacina, gratuita.

A CARTA POLÍTICA – Apesar da inadimplência, a OAB tem uma arrecadação considerável. Durante as eleições da Ordem essa inadimplência diminui. Tem alguma relação entre as duas coisas? Há quem faça política oferecendo adimplência?

DR. DIEGO SÁ – Não acredito que isso ocorra [política de oferecimento de adimplência]. 

Em ano de eleição a inadimplência diminui devido a vontade de um percentual significativo da classe ter vontade de participar do pleito, seja como eleitor. É a festa da democracia, do qual é importante a participação do máximo possível dos advogados.

A CARTA POLÍTICA – Qual sua maior motivação para tornar-se presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão?

DR. DIEGO SÁ – Não é algo que busco há anos, muito menos projeto pessoal. Tudo foi uma consequência do trabalho desenvolvido na CAAMA nos últimos anos, aliado ao compromisso de implementar medidas reais de valorização, principalmente num período pós pandemia.

A CARTA POLÍTICA – Qual espaço seus apoiadores, então candidatos à Ordem, vão ter em uma possível gestão sua?

DR. DIEGO SÁ – Esse trabalho de composição da chapa é fundamental, já que queremos uma OAB FORTE. Todos os cargos são importantes e trabalhamos nessa linha que administraremos juntos descentralizando da figura do Presidente.  

A CARTA POLÍTICA – Qual espaço o advogado terá no mercado de trabalho em uma possível gestão sua?

DR. DIEGO SÁ – De várias formas: Trabalharemos com uma comissão para identificar demandas;  Valorização através da ampliação da capacitação; Lutaremos pela valorização dos honorários e salários dignos etc. 

A CARTA POLÍTICA – Você fez parte do grupo do presidente Thiago Diaz e ainda faz parte da atual gestão. O que levou a esse rompimento? Ocorreu com a proximidade das eleições?

DR. DIEGO SÁ – Fomos eleitos juntos e eu exerço um cargo eletivo, assim como o dele. O desgaste já vem de longas datas, não foi algo ligado à proximidade da eleição. Nós, da CAAMA, apenas decidimos não expôr o mau clima interno e várias ações que foram de encontro aos nossos princípios e o que a gente defende para a advocacia. Um exemplo foi nossa campanha de vacinação da H1N1, onde a OAB não ajudou na divulgação. Ora, imagine um advogado que perdeu a vida por falta de conhecimento que tínhamos a vacina, gratuita. Trata-se da vacina tetravalente, muito mais completa que a disponível nos postos de saúde. Enfim, é um exemplo importante e deveria estar acima de quaisquer questões políticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *