Dr Julinho prega desinformação ao relacionar telemedicina com utopia

O Jogo Do Poder – O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PL), causou divergências entre as lideranças estaduais ao expressar sua opinião sobre a telemedicina, afirmando que há questões mais prioritárias do que esse método de atendimento à saúde.

A declaração do prefeito gerou respostas imediatas do Presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Resende, e do Secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes.

Em suas palavras, Dr. Julinho questionou a relevância da telemedicina, chamando-a de “utópica” e levantando dúvidas sobre a adesão da população a esse modelo de atendimento.

“Fundamental a postura do governo, mas tem tanta coisa mais importante do que a telemedicina. A telemedicina é uma coisa muito utópica. Será que tem alguém aqui que vai para telemedicina?” indagou o prefeito.

Contrapondo essa visão, o Presidente da Famem, Ivo Resende, destacou a eficácia do sistema de telemedicina implementado pelo Governo do Estado. Ele ressaltou que o serviço proporciona uma conexão entre médicos clínicos gerais nos municípios e especialistas, garantindo uma abordagem abrangente e eficiente.

“Só que a telemedicina que o Governo do Estado está oferecendo aqui é melhor do que o CACI. Por quê? (…) Na telemedicina, que ocorre nos municípios, tem um clínico geral do seu lado, tem o médico lá na telinha e o médico clínico geral está lá apalpando, para entender o que vai discutir com o especialista, que é o que acontece nos hospitais”, afirmou Resende.

O Secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, endossou a importância da telemedicina como um instrumento vital para proporcionar informação de qualidade e promover a prevenção no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Informação de qualidade salva vidas, e a unidade básica de saúde que é esse processo de tele-nordeste é a consulta especializada em conexão com atenção. O SUS foi construído para a gente começar a investir na prevenção”, ressaltou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *