Jogos escolares começam no Maranhão

Secretário Naldir com atletas

Está aberto oficialmente o maior evento esportivo do estado, os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs) edição 2023. A abertura oficial ocorreu na noite de sábado (29), no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, no Calhau, em São Luís. Com uma apresentação impecável, os estudantes chamaram a atenção do público para o evento que terá mais de 30 modalidades disputadas até o dia 16 de agosto.

Presente na solenidade, o governador Carlos Brandão fez a acolhida dos jovens atletas maranhenses e ressaltou a importância e grandiosidade do evento. “O Maranhão possui o quarto maior JEMs do Brasil e com certeza vai ser um sucesso. Eu quero desejar boas-vindas a todos os jovens que vieram, são 113 municípios participando desse campeonato para descobrir novos talentos e o esporte traz disciplina e hierarquia. E nós temos também o ParaJEMs que universaliza a competição alcançando pessoas com deficiência e atendendo os vários segmentos”, observou.

Durante a solenidade, o estudante atleta Luciano Lima, que pratica judô, deu um depoimento sobre a importância do incentivo ao esporte.

“Primeiro eu quero agradecer a Deus por estar aqui representando todos os jovens que irão participar dos JEMs. Também agradeço ao secretário Naldir Lopes e ao governador Carlos Brandão pelo incentivo ao esporte, inclusive graças ao incentivo e apoio deles eu fui até Orlando para competir pelo Pan Kids representando o Maranhão e fiquei em segundo lugar e graças a Deus foi um ótimo resultado”, relatou.

Os JEMs/ParaJEMs são organizados pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e este ano contarão com a estreia de novas modalidades. Na edição deste ano do JEMs, as novidades são o triatlo, o tiro com arco, natação em águas abertas e uma competição experimental de skate.

Governador Carlos Brandão

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, destacou o começo da competição, ainda no sábado, com as modalidades coletivas. “Hoje estamos aqui nas modalidades coletivas, são quatro modalidades: handebol, vôlei, basquete e futsal. Essa etapa começou hoje e vai até o dia 2”, frisou.

Do dia 4 a 6 de agosto, a disputa será no atletismo (15 a 17 anos), badminton, halterofilismo, parabadminton, ciclismo, judô, karatê, taekwondo e wrestling, encerrando o segundo bloco. 

No terceiro bloco, que começa no dia 8 e vai até o dia 10 agosto, estarão presentes as modalidades de atletismo (12 a 14 anos), atletismo adaptado, natação, ginástica artística, ginástica rítmica, vôlei de praia, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e xadrez. 

O último bloco da competição será realizado de 12 a 16 de agosto, no infantil, e compreenderá as disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol.

Os campeões dos JEMs, na categoria de 15 a 17 anos, representarão o Maranhão na etapa nacional dos Jogos da Juventude, que acontecerão de 1º a 16 de setembro, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Já os campeões de 12 a 14 anos representarão o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília/DF, em novembro, em data a ser divulgada.

Parceiros

Para a realização do maior evento esportivo do Maranhão, a Sedel conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão e das Secretarias de Estado de Saúde (SES), Cultura (Secma), Turismo (Setur), Educação (Seduc) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Maranhão (Iprev).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *