Cursos direcionados à Lei Paulo Gustavo detalharam legislação e gestão de projetos 

Realizados pelo Festival Maranhão na Tela, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os encontros aconteceram no SEBRAELAB 

Acontecendo na mesma semana em que todos os 217 municípios maranhenses aderiram à Lei Paulo Gustavo, os dois cursos teóricos, voltados para abordagem de aspectos da LPG direcionados ao audiovisual, tiveram sua importância destacada pelos alunos, que reafirmaram a relevância da realização. 

“É super importante porque a gente precisa dessa troca para movimentar e deixar o audiovisual mais fortalecido, tanto para quem está começando na área, como também para quem já trabalha com isso, porque vamos nos capacitando cada vez mais. Os cursos ajudaram a abrir um leque de possibilidades que às vezes não vemos quando se está sozinho”, avalia Luciana Simão, produtora-executiva da Fabrika Filmes.

 As aulas explicaram detalhadamente os artigos do decreto e da cartilha confeccionada pelo Ministério da Cultura (MINC) para o audiovisual, e a gestão de projetos, com o detalhamento da parte executiva e análise das sugestões de modelos de editais, recentemente disponibilizados pelo MINC. 

Para a produtora e roteirista Amanda Drumont, “é de fundamental importância que se esteja estimulando o eixo formativo dos editais de fomento à cultura. Como é uma lei nova, recente, com recursos altos, é importante que a gente faça com que esse recurso chegue ao maior número de pessoas possível e uma das formas de conseguir isso é justamente com iniciativas como esta”. Animada com os encontros, Amanda diz ainda que “o curso foi maravilhoso, abriu meus horizontes, tanto que de um projeto, agora estou pensando em três”. 

A Lei Paulo Gustavo conta com incentivos diretos ao setor da cultura de todo o país. Para o estado do Maranhão, o valor disponível é de 146,5 milhões de reais, sendo 81,2 milhões para o governo estadual e 65,3 milhões para o conjunto dos municípios  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *