Resumão da semana, 05 a 09 de dezembro

Disputa de Othelino e Iracema tomou conta da discussão política da última semana.

Maranhão na rota da indústria aeroespacial

Um dos assuntos que dominou a semana foi, sem dúvida, a chegada das primeiras peças e equipamentos do foguete que será lançado em Alcântara ainda este mês, pela Innospace. 

Os materiais, que vieram pelo cargueiro Boeing 747 (um dos maiores aviões do mundo) já foram enviados ao CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) e marcam tanto a retomada dos lançamentos de foguetes e satélites na CLA, quanto o fortalecimento da instalação da indústria aeroespacial no Maranhão

Othelino consolidado?

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que tenta quarto mandato de presidente da Alema, iniciou a semana espalhando que seu nome estava consolidado na disputa.

Segundo as informações propagadas, era somente questão de dias para o Palácio dos Leões sinalizar preferência por seu nome.

A estratégia de Othelino Neto não convenceu a classe política e pareceu mais uma espécie de desespero.

Othelino Consolidado II?

Para convencer os deputados-eleitores, Othelino manobrou na Alema – no apagar das luzes – a aprovação de um Projeto de Lei que cria 210 cargos comissionados no Poder Legislativo, a remuneração deve ultrapassar os R$ 20 mil com o reajuste anual de salário. Desses 210 cargos, ficou prometido cinco cargos para cada deputado.

Em conta de padeiro, é R$ 100 mil em cargos por mês para cada gabinete.

Othelino Consolidado III?

Depois de não convencer a narrativa de consolidação de seu nome, Othelino comemorou o resultado do julgamento de ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade), que tem como objeto a possibilidade de nova reeleição dos presidentes de Assembleias Legislativas.

A ADI que trata do caso do Maranhão não foi julgada, mas o resultado positivo no julgamento dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pernambuco e Piauí foi o bastante para Othelino soltar fogos de artifícios.

Iracema na área 

Foi nesse ínterim que a deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB) lançou sua candidatura para presidir a Alema. Vale pode ser a primeira mulher a alcançar esse feito depois de 200 anos do parlamento maranhense.

“A mulher tem alcançado lugares importantes dentro do parlamento maranhense e da política. Com o nosso senador Flávio Dino indo para o Ministério da Justiça, teremos duas mulheres no Senado Federal. Elegemos 12 mulheres para a próxima legislatura, mas podemos avançar ainda mais nessas conquistas”, disse Iracema do Vale ao colocar seu nome a disposição de seus pares.

Othelino pede apoio

A presença do nome de Iracema na disputa obrigou Othelino a pedir declaração pública de apoio. Othelino parece não desistir da disputa, mesmo que a derrota seja iminente. Deve ir para o tudo ou nada para não largar a chave do cofre do legislativo maranhense.

Othelino finge apoio

O deputado Othelino foi até a TV Globo (Mirante) para dizer que tinha de 25 a 28 deputados, de um total de 42, fechados consigo. Os nomes ainda não apareceram e aparenta ser, apenas, uma lista virtual que Othelino tem no bolso.

Ilha menos violenta

Queda de 42,9% das ocorrências de mortes violentas na Região Metropolitana de São Luís. É o que aponta levantamento da SSP-MA (Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão). 

Os indíces são sobre casos registrados na capital maranhense e, ainda, em Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, em novembro deste ano, no comparativo com o mesmo mês de 2021. Considerando apenas São Luís, a redução dos casos foi de 50%.

Fim do ponto facultativo e início do recesso

Com o Brasil eliminado da Copa do Mundo, a próxima terça-feira (13) deve ter expediente normal na Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão. Acabou o ponto facultativo! 

Esse, na verdade, seria o último. A disputa de terceiro lugar e primeiro lugar aconteceu no próximo sábado (17) e domingo (18).

Por outro lado, já está marcado o início do recesso dos servidores estaduais. O governador Brandão assinou o Decreto nº 38.025, que definiu o período de recesso para servidores civis da administração direta, autárquica e fundacional do Estado, marcado para 19 a 23 e 26 a 30 de dezembro;

Também foi anunciado o pagamento da 2ª parcela do 13º salário para os servidores estaduais, marcado para o dia 16 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *