“Farra Ilimitada”: Prefeita Vanessa Maia transformou Pedreiras na cidade mais banguela do país

Municipios apontados na reportagem tem ligações com o senador Weverton Rocha (PDT) e Josimar Maranhãozinho (PL). A reportagem da revista piauí mostra a farra do dinheiro do Orçamento Secreto nas cidades maranhenses

Ainda sobre a reportagem da Revista Piauí, que revelou um verdadeiro esquema no SUS para captação de recursos oriundos do orçamento secreto no Maranhão, a publicação revelou um horror na cidade de Pedreiras, administrada por Vanessa Maia (Solidariedade), esposa do ex-prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia.

A esposa de Fred Maia realiza quatro vezes mais extrações dentárias do que toda a cidade de São Paulo. Este ano, já foram mais de 220,4 mil extrações  – o que, feitas as contas, dá dezenove dentes extraídos por habitante, mais ou menos a metade da arcada dentária de todos os moradores.

A prefeita Vanessa, que utiliza aparelho e tem um largo sorriso, é uma exceção no município, como pontua bem a revista piauí.

Confira trecho da reportagem

“O festival de verbas criou situações esdrúxulas. Pedreiras, que fica a cinco horas de São Luís e tem 39 mil habitantes, informou que, no decorrer de 2021, realizou 540,6 mil exodontias, o nome técnico da extração dentária. Para chegar a tanto, Pedreiras teria que ter arrancado catorze dentes de cada morador. 

É quatro vezes mais exodontias do que fez toda a cidade de São Paulo. A roda não para: nos primeiros quatro meses deste ano, já foram mais 220,4 mil extrações – o que, feitas as contas, dá dezenove dentes extraídos por habitante, mais ou menos a metade da arcada dentária de todos os moradores. A prefeita Vanessa Maia (Solidariedade) é enfermeira de formação, usa aparelho dentário, tem um sorriso largo e, aparentemente, é uma exceção municipal: possui todos os dentes. Procurada para explicar por que administra a cidade mais banguela do país, a prefeita não respondeu as ligações da piauí. 

Na tarde de uma quinta-feira de junho, a reportagem encontrou a dentista Jaurilene Xavier, que atende num centro de saúde, e lhe perguntou sobre a incidência de extrações dentárias na cidade. “Antigamente, tinha mais procura por exodontia, mas agora não está tendo muito. São duas consultas, às vezes nenhuma por dia. É assim”, disse ela, sem ser informada dos números que a cidade apresentou ao SUS. A funcionária Conceição Benigno, que trabalha no posto, exibe uma bandeja com dentes extraídos – poucos, se comparados aos números da prefeitura. Em seu gabinete, o coordenador de Saúde Bucal de Pedreiras, Michel Sousa, contou que há vinte equipes de dentistas atuando na cidade e nos postos de saúde na zona rural, além de seis dentistas no Centro de Especialidades Odontológicas. Mas Sousa estimou que a média de extrações dentárias é de duzentas por mês. Pelos números inflados de Pedreiras, só nos quatro meses deste ano a média já bateu em 55 mil extrações mensais”, diz trecho da reportagem “Farra Ilimitada” da revista piauí. 

No centro de saúde de Pedreiras (MA), a funcionária Conceição Benigno exibe dentes extraídos. Segundo os números informados pela prefeitura, eis aí a cidade mais banguela do Brasil. Foto: Revista piauí

3 thoughts on ““Farra Ilimitada”: Prefeita Vanessa Maia transformou Pedreiras na cidade mais banguela do país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *