Travado: Se aprovado na Alema, Uber e Táxis podem economizar até R$ 1,6 mil por mês

Por manobra do presidente Othelino Neto (de saída para o PDT), um Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que trata da comercialização de Gás Natural Veicular (GNV) está parado na Casa desde o dia 15 de dezembro. A economia para motoristas que usam carro para trabalhar pode girar em torno de 50% a 60% na hora do abastecimento

O Projeto de Lei que trata do Gás Natural Veicular, parado na Assembleia Legislativa do Maranhão, pode ser votado ainda esta semana caso seja levado em conta o Requerimento de Urgência protocolado na Assembleia Legislativa do Maranhão. 

Hoje, os trabalhadores, principalmente taxistas, motoristas de aplicativo e outros profissionais estão sendo prejudicados por uma manobra orquestrada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (quase-PDT), para não apreciar a matéria que já foi aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), em dezembro, antes da Casa entrar em recesso

Sentado no Projeto de Lei Nº 545 / 2021, Othelino tem prejudicado a economia do Estado e tirado (na prática) dinheiro do bolso do trabalhador. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o GNV pode ser até 60% mais barato que a gasolina. A variação depende do valor do combustível de estado para estado. 

Em São Paulo, por exemplo, cada quilômetro rodado custa em média usando o gás natural R$ 0,32 para o motorista (considerando média de preço R$ 4,25 por m³ de GNV). Já com a gasolina esse preço sobe para R$ 0,66 o quilômetro rodado (considerando a média de preço de R$ 6,64 por litro).

Especialistas na área de gás natural dizem que a vantagem maior no uso do GNV é para taxistas e motoristas de aplicativos que percorre grandes distâncias diariamente.

Segundo a plataforma 99 diz que, em média, dependendo do percurso do motorista a ecoomia pode ser de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Em reportagem ao portal Metrópoles, o motorista de Uber, Hugo Costa, do Distrito Federal, disse que sua economia é de R$ 1,6 mil. “Os combustíveis estão cada vez mais caros, e as tarifas de aplicativos não ajudam os condutores. Então, resolvi adaptar o meu carro. Hoje, desembolso R$ 3,2 mil por mês com o GNV, em vez R$ 4,8 mil que gastava com a gasolina. Isso já me ajuda muito”, conta Hugo.

Urgência na votação do Projeto de Lei Nº 545 / 2021 

Revelado por A Carta Política, a manobra que parou a tramitação do Projeto de Lei Nº 545 / 2021 desde sua aprovação na Comissão de Constituição e Justiça no dia 15 de dezembro do ano passado. O projeto trata das normas gerais para prestação de serviço do gás canalizado para consumidor livre, autoprodutor e auto importador.

Nesta semana, o deputado estadual Duarte Júnior (PSB) entrou com pedido de urgência para que o projeto já seja apreciado em plenário, destravando mais uma manobra de Othelino Neto contra os interesses dos maranhenses, principalmente os profissionais de táxi, motoristas de aplicativo e transporte alternativo, além do cidadão comum.

É possível que o projeto seja apreciado ainda nesta semana. Segundo justificou o parlamentar, a urgência é necessária porque o GNV é um produto mais barato que os combustíveis vendidos nos postos atualmente.

“Em tempos de gasolina, diesel e etanol com preços elevados, nada mais justo que o consumidor ter um novo produto para seu veículo e sendo este produto mais barato. A Assembleia Legislativa tem a possibilidade de acelerar a aprovação deste projeto. Tem como contribuir com a sociedade de forma prática”, disse o líder do bloco governista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *