Contra o povo, Othelino senta em PL que garante gás natural para automóveis; Duarte pede urgência

Duarte Júnior (PSB) pede urgência em projeto de lei que permitirá venda de gás natural para veículos Com o pedido de urgência, a matéria deverá ser votada em plenário na Assembleia Legislativa ainda esta semana.
Othelino Neto e Duarte Júnior

A harmonia entre os poderes tão propalada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto (de saída para o PDT), existe somente nos discursos e nas coletivas e conversas com a imprensa.

Nem quando o povo é o maior beneficiado, os interesses pessoais ficam acima da melhoria da vida dos maranhenses. Com o parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça desde o dia 15 de dezembro do ano passado, o presidente Othelino Neto nunca pautou o Projeto de Lei nº 545 / 2021

O projeto permite a comercialização do gás natural para o consumidor, se já tivesse sido pautado e votado, os investimentos de Gás Natural Veicular (GNV) no Maranhão já poderiam ter sido iniciados.

Urgência – Nesta semana, o deputado estadual Duarte Júnior (PSB) entrou com pedido de urgência para que o projeto já seja apreciado em plenário, destravando mais uma manobra de Othelino Neto contra os interesses dos maranhenses, principalmente os profissionais de táxi, motoristas de aplicativo e transporte alternativo, além do cidadão comum.

É possível que o projeto seja apreciado ainda nesta semana. Segundo justificou o parlamentar, a urgência é necessária porque o GNV é um produto mais barato que os combustíveis vendidos nos postos atualmente.

“Em tempos de gasolina, diesel e etanol com preços elevados, nada mais justo de o consumidor ter um novo produto para seu veículo e sendo este produto mais barato. A Assembleia Legislativa tem a possibilidade de acelerar a aprovação deste projeto. Tem como contribuir com a sociedade de forma prática”, disse o líder do bloco governista.

Investimento – Segundo apurado pelo site A Carta Política, já há investidores interessados em comprar o gás produzido no Maranhão, entre eles a Vale e a Shell. Os investimentos, engatilhados, devem movimentar a economia do estado além de gerar novos empregos.

Vantagens – Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o GNV pode ser até 60% mais barato que a gasolina. A variação, claro, depende do valor do combustível que depende do estado. Em São Paulo, por exemplo, cada quilômetro rodado custa em média usando o gás natural R$ 0,32 para o motorista (considerando média de preço R$ 4,25 por m³ de GNV). Já com a gasolina esse preço sobe para R$ 0,66 o quilômetro rodado (considerando a média de preço de R$ 6,64 por litro).

Especialistas na área de gás natural dizem que a vantagem maior no uso do GNV é para taxistas e motoristas de aplicativos que percorre grandes distâncias diariamente.

Segundo a plataforma 99 diz que, em média, um motorista que anda muitos quilômetros no mês pode ter uma economia de até R$ 1,5 mil (este valor pode variar de acordo com os valores do gás e da gasolina em cada estado).

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