Retorno da Alema deve travar disputa por comissões

Diferente de outras sessões legislativas, a que inicia na próxima quarta-feira (2), deve ser marcada por uma maior disputa entre os parlamentares em busca de lugares nas comissões legislativas.

A harmonia da Casa com o governo do Estado pode sofrer alterações por conta das eleições que se avizinham.

Com três pré-candidatos que possuem influência em deputados estaduais, os interesses de cada grupo deve refletir na discussão das matérias. O que não se observou nas duas últimas legislaturas.

Clique aqui e participe do nosso Grupo do WhatsApp!

O primeiro desembarque do Governo Flávio Dino ocorreu por parte do deputado estadual Márcio Honaiser (PDT). Honaiser, filiado histórico do PDT e aliado do senador e pré-candidato ao Governo, Weverton Rocha (PDT), justificou sua saída antecipada do governo como uma maneira de exercer o mandato de deputado estadual.

A harmonia da Casa com o governo do Estado pode sofrer alterações por conta das eleições que se avizinham.

E entre os motivos de não entregar o cargo no final de março e, sim, logo em janeiro é justamente a possibilidade de participar das comissões da Casa.

Clique aqui e participe do nosso Grupo do WhatsApp!

“A minha vontade é de fazer parte desde o início do processo legislativo. Por quê? Para fazer parte de comissões, para ter um pouco mais de espaço dentro da Assembleia. Logo que assumi, fiquei menos de 15 dias, não pude exercer, ainda [o mandato]. Mas, agora, eu preciso estar naquela Casa”, disse o parlamentar em entrevista ao site Imirante.

Comissão de Constituição e Justiça

Entre as presidências mais disputadas, encontra-se, sem dúvidas a CCJ. A Comissão de Constituição e Justiça é a mais importante, pois pode travar discussões polêmicas logo em sua análise de constitucionalidade. Os pareceres técnicos muitas vezes são trocados por pareceres políticos.

A formação destes colegiados devem ter reflexo no futuro governo Carlos Brandão. Por isso, é importante que o vice-governador não se distancie da formação destas Comissões.

Clique aqui e participe do nosso Grupo do WhatsApp!

Apesar de obter a maioria dos parlamentares em sua base de apoio no governo futuro, Brandão pode ter uma vida menos tranquila, se relacionada com o Governo Flávio Dino, que silenciou muitas discussões no Plenário Nagib Haickel.

A 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura está marcada para começar às 9h30, desta quarta-feira (2).

2 thoughts on “Retorno da Alema deve travar disputa por comissões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *