Equatorial Energia toma controle de energética do Rio Grande do Sul

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, representada pelo diretor-geral André Pepitone, assinou ontem (quarta-feira) o Termo Aditivo ao Contrato de Concessão nº 81/99, que formaliza a transferência de controle societário da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D)  ao Grupo Equatorial Energia – vencedor do leilão de privatização realizado em março na B3. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal da ANEEL no Youtube (www.youtube.com/aneel), contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do secretário de Fazenda do estado, Marco Aurelio Cardoso, além de representantes das duas empresas.

O capital privado é imprescindível para o desenvolvimento de nossa infraestrutura. O Brasil precisa de investimentos, e isso naturalmente inclui o Rio Grande do Sul. Não somente para democratizar ainda mais o acesso à energia elétrica e melhorar a prestação desse serviço, mas para gerar empregos, renda e desenvolvimento aos brasileiros”, ressaltou André Pepitone. “Contamos com o Grupo Equatorial e com a CEEE-D, sob sua nova gestão, para promovermos juntos o processo evolutivo das relações entre regulador, regulado e consumidor, sempre com qualidade.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, agradeceu o apoio da ANEEL e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no processo de privatização da distribuidora, o qual caracterizou como complexo e bem-sucedido. “Estamos muito satisfeitos com a condução do processo e por poder contar com a boa vontade de todos os envolvidos, no sentido de construir condições para a privatização. Todos saem ganhando quando a gente acerta na operação. Acreditamos no papel do Estado como regulador, com agências fortes e capacitadas como a ANEEL, para termos energia para o futuro”, afirmou na cerimônia.

Com a privatização, o Grupo Equatorial assume a responsabilidade de atender mais de 1,5 milhão de clientes da CEEE-D, espalhados por 72 municípios da Grande Porto Alegre e das regiões Sul, Campanha e Litoral do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *