Priorizando a saúde: Júlio Gonçalves alerta importância a Atenção Primária

Investir na APS (Atenção Primária à Saúde) tem deixado de ser jargão de gestores e políticos. O acesso à informação tem sido essencial para tornar APS uma realidade.

O resultado leva qualidade de vida e retém altos custos na saúde. Isso é o que tem defendido o diretor-geral da UPA do Bacanga, em São Luís, Júlio Gonçalves.

Para conscientizar a população, o diretor Júlio esclareceu ao Brasil Urgente, da TV Band Maranhão. “É fundamental investir nesse setor, pois é nele que garantimos cuidados preventivos, diagnósticos precoces e um acompanhamento contínuo, resultando em redução de custos ao poder público e aumento da qualidade de vida”, comentou.

Essa defesa do diretor-geral da UPA-Bacanga, Júlio Gonçalves, tem confluência com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Um recém relatório divulgado pela SBMFC diz que e 80% a 90% das necessidades de saúde que um indivíduo tem ao longo da vida podem ser atendidas pela APS. Os números são compartilhados de dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

Júlio Gonçalves defendeu ainda que “Investir na atenção primária, significa construir os alicerces de sistema de saúde sustentável, integral e focado na prevenção. Sei que dessa forma podemos reduzir custos, melhorar os resultados de saúde e promover uma melhor qualidade de vida para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *