Frente Parlamentar da Cultura cobra mais segurança no Centro Histórico de São Luís 

Na manhã desta terça-feira (21), o deputado estadual Carlos Lula subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para destacar as atividades da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e a importância do Centro Histórico de São Luís.  

O deputado enfatizou que o Centro Histórico de São Luís é um patrimônio que transcende o tempo, conectando a população à sua herança cultural.  

“O Centro Histórico de São Luís é muito mais do que um conjunto de casarões e de ruas, muito mais do que isso. É patrimônio da humanidade reconhecido desde 1997.”  

Carlos Lula relatou que, na semana anterior, a Frente Parlamentar fez alguns pedidos ao Governo do Estado para reforçar a segurança no Centro Histórico devido a muitos arrombamentos e furtos.  

“Esse reforço foi efetivado. Na última semana, já tivemos mais homens e mulheres da Polícia Militar do Maranhão fazendo rondas na área do Centro Histórico da nossa cidade.”, disse ao também agradecer o secretário estadual de segurança pública, Maurício Martins, ao comando-geral da Polícia Militar e ao Governador Carlos Brandão. 

Visitas a Órgãos Públicos da Frente Parlamentar  

Na última sexta-feira, o deputado, juntamente com o Deputado Rodrigo Lago (PCdoB) e o Vereador Wesley Sousa (PSB), visitou o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e o Arquivo Público do Estado do Maranhão.  

Lula expressou preocupação com o estado de conservação desses locais, especialmente o Arquivo Público, que possui documentos históricos e está em risco de queda desde uma notificação da Defesa Civil em 2022.  

“O Arquivo Público, assim como o Centro de Cultura Popular, corre risco nas suas estruturas.”, disse. 

Medidas Emergenciais e Políticas de Ocupação 

Carlos Lula enfatizou que a segurança pública não se faz apenas com rondas ostensivas, mas também com políticas de ocupação do Centro Histórico.  

“O Centro precisa ter vida, precisa ter gente, a gente precisa desenvolver políticas para o Centro Histórico da cidade, para que ele possa ser ocupado.”  

Para o deputado é necessário desenvolver políticas para que o Centro tenha vida e seja ocupado, envolvendo a sociedade, órgãos públicos e empresas na preservação do legado histórico. 

Objetivos da Frente Parlamentar 

O deputado concluiu seu discurso destacando que a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura buscará, nas próximas semanas e meses, medidas emergenciais para reformar e garantir a segurança dos prédios históricos.  

“Nós precisamos também dizer às pessoas que a cultura vive. A gente precisa olhar com carinho e com cuidado para eles, porque a gente precisa valorizar o nosso Centro Histórico.”, disse. 

O deputado estadual Carlos Lula finalizou afirmando que a preservação do Centro Histórico é fundamental para valorizar a cultura local, destacando a necessidade de olhar com carinho e cuidado para esses importantes patrimônios. “Envolvendo a sociedade, os órgãos públicos e as empresas na preservação desse legado.” 

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *