O bloco que gera renda e conscientiza a preservação ambiental

Secretário Pedro Chagas leva projeto Recicla Folia para o Carnaval do Maranhão

Respeito ao meio ambiente e folia sustentável marcaram o primeiro dia do Recicla Folia no Pré-Carnaval do Maranhão, projeto que apoia e valoriza o trabalho dos catadores de resíduos, profissionais que muitas vezes passam como invisíveis. O secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, esteve presente no lançamento do projeto que aconteceu neste sábado (27), na Av. Litorânea, e reforçou a ação de compromisso com o meio ambiente.

O Recicla Folia é um bloco que reúne catadores para que eles façam a coleta do resíduo e gerem renda, assim a gente une preservação ambiental e incentivo à economia, que é uma prioridade do governador Carlos Brandão”, destacou Pedro Chagas.

As coletas são realizadas nas centrais de apoio aos catadores, localizadas em pontos estratégicos dos circuitos carnavalescos, aos sábados na Beira Mar e aos domingos na Avenida Litorânea. A ideia é promover o descarte adequado de resíduos sólidos como garrafas, latinhas, copos plásticos, papel entre outros. Os catadores recebem EPIs (equipamentos de proteção individual) como botas, luvas e protetores auriculares, logística, alimentação além de contentores e caminhão.

Parcerias

A ação de coleta e reutilização de resíduos gerados durante o Carnaval conta com importantes parceiros. Além do apoio de órgãos públicos, como a Secma (Secretaria de Cultur) e a Agem (Agência Executiva Metropolitana e da Secretaria de Estado da Cultura), o projeto conta ainda com parceria das empresas Maxtec, Fertgrow e Lwart, com atuação de longa experiência na área de gestão de resíduos sólidos.

O Recicla Folia também realiza ações educativas e de comunicação para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos. Os materiais recolhidos são encaminhados para as cooperativas onde passarão por processo de reciclagem, resultando no reaproveitamento desses insumos como fonte de renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *