Esportistas de rua entregam petição na Assembleia Legislativa

Representantes de esportes de rua de São Luís – como triathlon, ciclismo e corrida – estiveram na Assembleia Legislativa do Maranhão para levar reivindicações. O encontro ocorre logo após o acidente fatal do médico Edson Soares, na madrugada de sexta-feira, 29.

A presidente do parlamento, Iracema Vale (PSB) e o deputado estadual Carlos Lula (PSB) receberam mais de 600 assinaturas que pedem melhorias na prática esportiva em São Luís. O deputado Rafael (PSB) também participou do encontro.

Entre os pedidos emergenciais, estão a instalação de mais barreiras eletrônicas e o bloqueio de uma das vias da Avenida Litorânea no horário das 4h às 6h30. Os representantes da categoria também querem blitz com bafomêtro ao longo da Avenida.

“Que a perda do doutor Edson, referência não só para a saúde, mas também para o esporte, sirva para trabalharmos com a sociedade o avanço que devemos ter em relação ao transporte” disse o deputado Carlos Lula. 

O deputado acredita que o ciclismo tem que ser encarado como modal de transporte e não só para o esporte e lazer. “As avenidas não são apenas lugares de carro, são lugares de ciclistas e pedestres. Temos que criar políticas públicas que permitam essa convivência, além de educar a sociedade para entender que o ciclista e o pedestre tem que ser prioridade”, destacou Carlos Lula.

A presidente Iracema Vale reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa na garantia da segurança de quem pratica esportes de rua. “A reivindicação feita pelos atletas será atendida, pois entendemos que é necessário proteger quem pratica esportes, é necessário ter empatia com as pessoas, pois o esporte é para todos e deve ser praticado preferencialmente em segurança. Já conversamos com o Comandante da Polícia Militar, o coronel Paulo, que prontamente vai receber o nosso pleito”, informou.

Para o presidente da Federação Maranhense de Triathlon, Betinho Menezes, o apoio da Assembleia Legislativa é fundamental para contribuir com a segurança no trânsito. “Estamos tentando evitar a ocorrência de mais acidentes fatais durante os nossos treinos e agradecemos o apoio das autoridades do Poder Legislativo para alcançar esse objetivo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *