Vereador cobra responsabilidade de Braide na questão do lixo na cidade

Marcial Lima debate situação do lixo na capital na sessão desta terça-feira, 29

O vereador Marcial Lima (Podemos) utilizou o pequeno expediente desta terça-feira (29), para tratar da situação do lixo na capital maranhense. O parlamentar usou o seu discurso para alertar a prefeitura de São Luís sobre a necessidade de tratar o tema com responsabilidade e destacou pontos importantes.

Marcial começou apontando a má utilização dos Ecopontos. “Hoje qualquer capital nordestina, inclusive Fortaleza com os seus 3 milhões de habitantes, e não se vê uma utilização tão ruim dos Ecopontos. E olha que os nossos Ecopontos nem se comparam em tamanho com os que encontramos lá”, iniciou.

O parlamentar voltou a sugerir mais esforço por parte da prefeitura no sentido de dar visibilidade às atividades desses locais de coleta e reciclagem. E falou sobre a criação de campanhas de divulgação em escolas, órgãos públicos e empresas privadas. Em outro momento o vereador defendeu o cumprimento da Lei do Lixo que determina um sistema de descarte baseado na responsabilidade compartilhada.

“A Lei do Lixo é nova, é boa, a mesma lei que se aplica no Rio de Janeiro, mas a prefeitura não tem coragem de fazer cumprir. Quantas toneladas de lixo são tiradas dos terrenos baldios de São Luís? Nesse quesito destaco uma decisão recente a justiça determinou que o município limpe todos os terrenos baldios da cidade”, ponderou.

Além disso, Marcial cobrou dados sobre a quantidade do lixo recolhido, criticando iniciativas que oneram o cofre público sem trazer uma solução definitiva para o problema, como a limpeza de galerias. Sobre esse ponto o parlamentar pediu que haja monitoramento e fiscalização por parte do executivo por meio da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *