STF: Posse de Zanin terá 350 convidados

A posse de Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal, marcada para a próxima quinta-feira (3), terá a presença das principais autoridades brasileiras e cerca de 350 convidados, informa O Globo.

A sessão solene, marcada para as 16h, tem duração prevista de 15 minutos, sem discursos. De acordo com o rito, o ministro mais antigo da corte, Gilmar Mendes, e o mais novo, André Mendonça, conduzirão Zanin ao plenário. Depois, ele fará o juramento de cumprir a Constituição e, junto com a presidente do STF, Rosa Weber, assinará o termo de posse lido pelo diretor-geral do Supremo, Estêvão Waterloo.

Será a primeira vez que o tribunal fará uma cerimônia de posse com o “rito solene” completo desde a pandemia da Covid. Depois disso, registra o jornal carioca, a Associação dos Magistrados Brasileiros oferecerá uma celebração ao novo ministro.

Zanin tem 47 anos e se notabilizou por, na qualidade de advogado pessoal de Lula, tirar o petista da cadeia. Ele foi indicado pelo atual presidente para a vaga aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. Em junho, seu nome foi aprovado no Senado por ampla maioria —58 votos a 18. (O Antagonista)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *