Candidatos ao governo querem mais tempo e fazem convenções só próxima semana

Eleições: convenções partidárias iniciam nesta quarta; veja datas

Os postulantes ao Palácio dos Leões querem mais tempo para costuras políticas neste período aberto de Convenções Partidárias. Com início nesta quarta-feira (20), o período das Convenções seguem até o dia 05 de agosto, mas somente o MDB realizará convenção na primeira semana estabelecida pelo cronograma da Justiça Eleitoral. 

O evento será nesta quinta-feira (21), no Retorno do Quartel da Polícia Militar, no estabelecimento “Piccadilly”. O MDB, que já comandou o Governo do Maranhão, não terá candidato ao cargo máximo no estado, mas é cobiçado por outras siglas, como PDT, PSD e PSB. 

O partido deve declarar apoio para o governador Carlos Brandão (PSB), caso se confirme os últimos movimentos emedebistas. Candidatura ao Senado não tem consenso entre os caciques do partido.

A segunda agremiação partidária que já confirmou convenção é o PSTU, que terá o professor Hertz Dias como candidato ao Governo e o também professor Saulo Arcangeli ao Senado Federal. A convenção do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado será no dia 26 de julho. 

Participe da nossa Lista de Transmissão no WhatsApp! e receba o nosso conteúdo antes de todo mundo!

No dia seguinte, no dia 27 de julho, o ex-secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo confirma sua empreitada pelo Solidariedade. O Solidariedade não confirmou candidatura ao Senado.

Já o PDT marcou a convenção para o dia 29 de julho. O partido terá o senador licenciado Weverton Rocha como candidato. Para o senado o partido declarou apoio ao também senador Roberto Rocha (PTB), que tentará a reeleição. Há dúvida se o PTB irá coligar com os pedetistas.

No dia seguinte, outros dois partidos confirmaram a convenção. O PSB, do governador Carlos Brandão e o PSD, do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. O PSB terá como candidato ao Senado Federal, o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino. Enquanto o PSD, deve apoiar a candidatura do senador Roberto Rocha (PTB).

Os últimos partidos a realizarem convenção partidária são o PSC e PSOL. O PSC tem como nome para o Palácio dos Leões, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim, enquanto o PSOL/Rede aposta em Enilton Rodrigues. Bonfim deve apostar também em Roberto Rocha ao Senado, apesar de ter predileção pelo Pastor Bel do Agir36 e, o PSOL, tem Antônia Cariongo como nome para o Senado Federal.

Convenções: datas e partidos

DIA 21 – MDB

DIA 26 – PSTU

DIA 27 – SD

DIA 29 – PDT

DIA 30 – PSB

DIA 30 – PSD

DIA 31 – PSC

DIA 05 – PSOL/REDE

De A Carta Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *