Petistas são contrários à federação com PSB e PCdoB

Uma pesquisa Datafolha empolgou os petistas quanto a projeção das eleições proporcionais de 2022. Em conversas com partidos de esquerda, como PSB e PCdoB, petistas acreditam, no entanto, que seja melhor o partido seguir sozinho.

Hoje, o partido conta com 53 deputados federais e tem o objetivo de dobrar a bancada no Congresso Nacional.

O resultado de preferência partidária do brasileira é a melhor desde 2013. A Datafolha informa que 28% dos brasileiros vão optar pelo partido. Esse desempenho tem sido usado nas discussões.

O secretário de comunicação do partido, Jilmar Tatto, é contra a federação e acredita que o crescimento do partido poderia ser limitado caso ocorresse federação envolvendo os petistas. “Não é à toa que esses partidos querem fazer federação conosco. Porque sabem que o PT, com esse percentual, vai dobrar a bancada”, disse Tatto à Folha de São Paulo.

“Para o PT não tem vantagem nenhuma. É só ruim. Em 42 anos nós nunca debatemos a ideia de federação. Tem que haver uma discussão de médio prazo, não pode ser no afogadilho. Engessa o PT. É temerário, perigoso e até irresponsável com os milhões que acompanham o PT”, completa.

Para o deputado federal Bohn Gass (PT-RS), líder do partido na Câmara, o crescimento de bancada não pode ser utilizado como parâmetro para rejeitar a federação.

O PT não pode pensar só em si. Tem que pensar no crescimento dos coirmãos, que participariam dessa federação e têm unidades programáticas. Tem que passar um aspecto positivo de força, de união, de compartilhamento. Se o PT consegue fazer isso, cresce no sentido substantivo, não só numérico“, afirma.

O PT é o partido preferido dos brasileiros desde 1999.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *