Deputado destaca oportunismo midiático no Fundo Estadual de Combate ao Câncer

Em artigo divulgado nos principais jornais do Maranhão neste final de semana, o deputado estadual Dr. Yglésio (PDT) detonou o que classificou como “oportunismo midiático” e as “bravatas” do deputado federal Eduardo Braide em relação ao Fundo Estadual de Combate ao Câncer (FECC).

Receba notícias antes de todo mundo no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com o pedetista, Braide utiliza o FECC de forma politiqueira, como se ele fosse a solução do problema de subfinanciamento do Hospital Aldenora Bello, referência no tratamento de câncer no estado.

Segundo ele, o deputado federal, autor da lei que regulamenta o Fundo, errou a redação ao entrar em conflito com o texto constitucional que ele próprio escreveu, no que tange à finalidade do fundo, ao conselho consultivo e as próprias alíquotas de transferência.

“O autor da emenda constitucional não conseguiu ter entendimento consigo mesmo ao redigir a lei e por isso o dispositivo ficou mais de três anos no limbo, até ser regulamentada em 2017/2018”, criticou Yglésio.

“Os ‘arautos da eloquência’ da oposição querem atribuir aos recursos do Fundo a solução de todos os problemas que o Hospital Aldenora Bello tem. Quanta irresponsabilidade! Hoje, o Governo do Maranhão destina mais de R$ 150 milhões por ano em atendimento em oncologia, para toda a rede estadual. O Aldenora Bello recebe parte destes recursos, mas não existe atendimento oncológico apenas no Aldenora Bello”, disparou.

Yglésio afirmou que é absurdo ver Eduardo Braide, autor da lei, sendo o primeiro a promover desinformação ao vender a ideia de que Fundo Estadual de Combate ao Câncer pode resolver por completo o problema do Aldenora Bello.

“Na luta contra o câncer, o que a gente espera dos nossos agentes públicos e nossos políticos é responsabilidade e não a politização de assuntos sensíveis”, cutucou o pedetista.

O parlamentar explicou que, primeiramente, é necessário ajustar o texto da Emenda Constitucional e da Lei Complementar que o criaram, corrigindo os erros para que ele jamais volte a ser picadeiro de oportunistas e que seus recursos sejam de fato utilizados da forma correta.

“O problema de financiamento da saúde deve ser enfrentado com responsabilidade e essa será nossa postura neste mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão”, enfatizou Yglésio. (do blog Jorge Vieira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *