O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou, nesta quarta-feira (31), de uma visita realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa ao Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. A unidade pública realiza o tratamento de crianças com fissuras labiopalatinas e conta com a parceria da ONG Céu da Boca e da Smile Train.
Quando gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula garantiu a ampliação da rede de atenção à pessoa com fissura labiopalatina possibilitando, além do atendimento de crianças de seis meses a 12 anos no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, a assistência aos pacientes entre 14 e 47 anos no Hospital Dr. Carlos Macieira. Além disso, a partir da inauguração do Sorrir Praia Grande, o Juvêncio Mattos também passou encaminhar as crianças para consultas e acompanhamentos regulares no serviço odontológico.
A diretora da ONG Céu da Boca, Ingrid Consolaro, explica que o objetivo atual é ampliar os atendimentos com a criação de um Centro de Referência. “Sempre tivemos o apoio de Carlos Lula. Agora, essa parceria se fortalece com os demais deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Nosso objetivo hoje é conseguir transformar o Juvêncio Mattos, que é um hospital de alta complexidade, em um Centro de Referência para acompanhar as mães desde a gestação, quando elas fazem a descoberta no ultrassom que a criança tem anomalias craniofaciais, até os 13 anos [da criança], quando encaminhamos para o Hospital Carlos Macieira”, contou.
De acordo com Carlos Lula, o trabalho desenvolvido pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos deu autonomia ao Maranhão. Anteriormente as crianças eram encaminhadas para tratamento na cidade de Bauru, em São Paulo. A proposta do parlamentar é que todos os membros da Comissão de Saúde possam utilizar suas emendas para que a obra seja executada.
“Enquanto Comissão de Saúde, nós, parlamentares, iremos tomar uma medida coletiva. Vamos nos estruturar para que haja a ampliação desse serviço, pretendemos também doar equipamentos a partir das nossas emendas parlamentares para que a ONG Céu da Boca possa atuar ainda mais no Hospital. Temos certeza que o serviço será ampliado e atenderá um número maior de pacientes no Maranhão”, disse.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Florêncio Neto (PSB), destacou que será feito um pedido para que a SES encaminhe uma equipe de engenharia para fazer o projeto do Centro de Referência de Anomalias Craniofaciais e, posteriormente, será solicitada a execução da obra através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra). As deputadas Dra. Viviane (PDT) e Claudia Coutinho (PSB) também participaram da visita.