Notas do início da semana

O início da semana foi bastante movimentado na política. A segunda-feira (2) foi repleta de acontecimentos políticos. Confira abaixo.

A volta de Dutra

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), voltou para o comando da prefeitura ao lado de sua esposa, Núbia Dutra. O primeiro ato foi exonerar todo secretariado. Inclusive os filhos.

Assinatura falsa

A filha de Dutra, Nathalia, alega que a assinatura do pai é falsa e pede um discurso do pai e perícia em sua assinatura. Sendo falsa a assinatura, naturalmente volta o cargo 

Volta pra casa

O Ministério Público pediu perícia médica para que Domingos Dutra possa assumir de vez a prefeitura de Paço do Lumiar.

Quatro leis aprovadas

O deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) aprovou nesta segunda-feira (02), quatro projetos de leis na Assembleia Legislativa do Maranhão. As leis de n° 383/2019, n° 400/2019, n° 421/2019, n° 522/2019 foram aprovados em segundo turno. Seguem agora para a sanção do governador Flávio Dino.

Que leis são essas

O primeiro altera a lei estadual 11.055/19, de autoria do deputado Roberto Costa (MDB) e cria a prioridade de atendimento para diabéticos em laboratórios no Maranhão. O segundo cria o “Programa Farmácia Solidária”. O terceiro confere ao município de São João dos Patos – MA, o título de capital estadual dos bordados. E o quarto dispõe sobre a proibição da comercialização, importação e publicidade de cigarros eletrônicos no Maranhão.

Mais um alinhado

O deputado federal, Eduardo Braide, levou para seu lado mais um alinhado com o seu projeto político. É o ex-secretário de Segurança do governo Roseana, o também deputado federal Aluísio Mendes (PSC).

Mendes faz companhia para Edilázio Júnior (PSD). O PMN, partido familiar de Braide, também está confirmado na coligação.

Ressaca de carnaval

Depois de pular todos os dias de Carnaval, chegou a ressaca política para o deputado estadual Duarte Jr (PRB).

No domingo, o deputado disparou uma nota desqualificando o conteúdo vazado, porém ao tentar abafar o movimento, o deputado atraiu mais atenção e novos vazamentos vieram a público.

Piada sem graça

Fora os áudios e prints divulgados na mídia alternativa (blogs) e em algumas rádios, o que pegou em cheio o pré-candidato do Republicanos foi um vídeo em que o deputado Duarte Jr fez com um amigo, que também é seu assessor parlamentar.

O gancho da “piada” foi o resultado de um exame de HIV. No auge do “non Sense”, o pré-candidato pede para sair do carro aí “brincar” por conta do amigo ser, supostamente, portador do vírus.

Tio Chico

O vídeo rodou o Twitter. Em uma única publicação na conta da jornalista Giovana Kury, o vídeo atingiu mais de 10 mil visualizações.

Quem também tomou conhecimento do vídeo foi o ativista social, Francisco Garcia. Ele não aprovou e registrou reclamação no Instagram. Tio Chico é soropositivo e faz palestras em que relata sua experiência do “luto a luta”. 

Limpando o nome

Na Assembleia Legislativa, o deputado Duarte reconheceu a autenticidade do vídeo com a piada sem graça. Os outros conteúdos, em áudios e prints, seguem recebendo a negativa do ex-procon. Duarte também admitiu a existência do grupo do Telegram, origem dos prints e áudios. Disse que o grupo era de poucos amigos que até então tinham a mais estrita confiança.

Limpando o nome 2

Depois do arrependimento da brincadeira sem graça, o deputado Duarte Jr anunciou uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para o tratamento de HIV no Maranhão. Com o dinheiro público, na prerrogativa de parlamentar, o pré-candidato destina recursos públicos para publicizar o arrependimento.

Showmícios

O Ministério Público precisa ficar atento para os showmícios praticados por vereadores de São Luís. No último domingo, o vereador Nato Jr fez uma grande festa no Coroadinho com a presença do cantor Tony Guerra e patrocínio do próprio parlamentar e da prefeitura de São Luís. Em suas redes sociais, o vereador assumiu ser responsável pela produção do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *