Carlos Lula pede valorização dos professores

O deputado Carlos Lula, em alusão ao Dia dos Professores, destacou, durante fala na Alema (Assembleia Legislativa do Maranhão) nesta terça-feira (15), a importância de se homenagear esses profissionais.

Não apenas com reconhecimento simbólico, mas com valorização efetiva, tanto salarial quanto social.

O parlamentar também trouxe um resgate histórico sobre a origem da comemoração do Dia dos Professores, que remonta a um decreto de 1827, de Dom Pedro I, que criou o ensino público no Brasil. Ele mencionou que, apesar da previsão de universalização da educação pública desde o século XIX, essa meta só foi alcançada no fim do século XX, refletindo os desafios históricos do sistema educacional brasileiro.

Carlos Lula criticou a persistente desigualdade no acesso à educação no Brasil e no Maranhão, ressaltando que até o início dos anos 2000, metade dos municípios maranhenses não oferecia ensino médio. Ele destacou o papel do ex-governador José Reinaldo na expansão do ensino médio para todos os municípios do estado, mas enfatizou que ainda há muito a ser feito para melhorar os indicadores educacionais e expandir o ensino integral.

O deputado reforçou que a valorização dos professores deve ir além do salário. Ele defendeu que a sociedade precisa reconhecer o papel transformador dos professores, oferecendo-lhes respeito, carinho, condições adequadas de trabalho e acesso a bens culturais, garantindo assim que esses profissionais possam continuar impactando a vida de milhares de alunos diariamente.

Inscreva-se no meu canal do YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *