Deputado quer transformar São João da Thay em Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão

É isso mesmo. O deputado estadual Juscelino Marreca quer transformar o festival da influenciadora Thaynara OG em Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão. Trâmita na Assembleia Legislativa do Maranhão o Projeto de Lei 247 / 2024.

O evento São João da Thay aconteceu no último final de semana e foi um palco para culturas de outras regiões do Brasil, a exemplo dos bois Caprichoso e Garantido, atração emblemática do município de Parintins, no Amazonas.

Apesar de ser um grande evento, que desperta atenção de influenciadores de todo o Brasil e da mídia que cobra a vida de subcelebridades, o São João da Thay tem se distanciado do que promete defender. O de valorizar e promover a cultura maranhense. 

São João de grife

A cultura maranhense tem servido apenas para chamar atenção de patrocinadores da iniciativa privada e de daquelas marcas que buscam patrocinar por meio de Leis de incentivo fiscal, seja estadual ou federal. O exemplo do que a cultura do Maranhão representa para o São João da influenciadora é uma matéria da publicação Meio & Mensagem, voltada para o setor publicitário e de grandes marcas.

A publicação digital, datada em em 04 de junho, não tece nenhuma linha para falar de alguma atração genuína do São João do Maranhão. E apesar de defender que o evento movimenta o mercado local, Thaynara OG aproveita para alfinetar os fornecedores de eventos do Maranhão. “São poucos os fornecedores que conseguem atender um evento com essa estrutura, então isso encarece o evento e dificulta um pouco a negociação. No entanto, a minha prioridade é sempre fazer com fornecedores locais. Hoje a minha dificuldade é mais logística”, diz Thaynara OG à Meio & Mensagem.

Pelo palco, nos dias 7 e 8 de junho, passaram Pabllo Vittar, Wesley Safadão, Alceu Valença, e o artista internacional Christian Chávez, integrante do RBD, para citar alguns. Thaynara OG conseguiu reunir 15 marcas em torno do projeto. São elas Amazon, Ala, Brahma, Beats, Bic Isqueiro, Disney, Garoto, Glade, Lysoform, Neutrogena, Nina Make up, Pepsi Black, Petit Jolie, Sabonetes Lux  Botanicals e Vivo, além do apoio do Governo no Maranhão e do Shopping da Ilha. O Governo do Maranhão patrocinou R$ 1 milhão via Lei de Incentivo.

O São João da Thay pode representar muita coisa para o Maranhão, entre elas na parte de grandes festivais e ativação de marcas, mas não representa a cultura maranhense. Para merecer um título de Patrimônio Cultural imaterial do Maranhão terá que mudar a rota nos próximos eventos e colocar a cultura maranhense no palco do São João. E nem precisa colocar nossas atrações no mapa cultural brasileiro, elas já estão lá.

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