Carlos Lula defende distribuição de repelentes para prevenção à dengue no Maranhão

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (20), o deputado Carlos Lula (PSB) defendeu a distribuição de repelentes para prevenção à dengue no Maranhão, atendendo a uma Indicação de sua autoria encaminhada à Secretaria de Saúde do Estado (SES), por conta da quantidade grande de casos da doença nos últimos meses.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o parlamentar explicou que o início do ano é um período crítico no controle do mosquito Aedes aegypti devido ao clima quente e chuvoso que favorece vários pontos de água parada, local propício para a proliferação do vetor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, 54 pessoas já morreram por dengue no Brasil em 2024. O cenário também é preocupante no Maranhão, com aumento em 300% no número de casos no ano passado. Neste ano, 26 municípios já tiveram casos da doença confirmados, sendo registrados cinco graves. Além disso, cinco municípios registraram casos de chikungunya e três registraram casos de zika vírus”, revelou.

De acordo com o deputado, além de evitar o acúmulo de água parada, outra forma eficaz de prevenção contra a picado do Aedes aegypti é o uso de repelentes que possuem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Claro que o Estado não tem condições de distribuir repelente para todos os 7 milhões de maranhenses, mas é preciso priorizar, já que sabemos que a forma mais eficaz de prevenir a doença é acabar com os criadouros do mosquito, mas o repelente é reconhecido por especialistas como uma estratégia eficaz na proteção individual contra picadas de mosquitos infectados, contribuindo para a prevenção de doenças causadas pelo Aedes, que podem sobrecarregar a rede pública e privada de saúde”, afirmou.

Por fim, Carlos Lula enfatizou que, além de fornecer proteção pessoal aos cidadãos, a iniciativa de distribuição gratuita de repelentes pode fortalecer as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças já executadas pelo governo estadual; e pode atuar diretamente na saúde preventiva e na garantia da qualidade de vida da população maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *