Campeão: Maranhão lidera obras paralisadas no país

Segundo levantamento do TCU (Tribunal de Contas da União), o Maranhão lidera as obras inacabadas com recursos federais. As obras são de governos, prefeituras, entidades e órgãos públicos.

O estado é seguido por Bahia, Pará, Minas Gerais, Ceará e Goiás. 

No Maranhão, há obra parada, que não consta na lista do TCU. 

Um exemplo é uma obra da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) que teve dinheiro liberado em 2014 para reformar o antigo Palácio das Lágrimas e, desde 2018, a obra segue parada.

O TCU aponta que das pouco mais de 21 mil obras com dinheiro da União existentes hoje no país, 8.603 estão paralisadas ou inacabadas. 

“É impressionante, independente do governo, as constatações são as mesmas: falta de comando central que possa determinar as mesmas ações para os diversos ministérios. O ministério tenta resolver de um jeito, o outro tenta resolver do outro. Não há nenhuma ação que seja vertical e que possa na transversalidade atingir a todos os ministérios”, disse o ministro do TCU, Vital do Rêgo.

A Universidade Federal do Maranhão declarou que a obra atrasou por motivos logísticos, como a necessidade de demolição feita de forma manual e a dificuldade de recebimento do material. A universidade afirma que houve uma revisão de todos os projetos em 2022; e que pretende reformar o Palácio das Lágrimas para instalar a escola de música da universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *