Evento começa nesta sexta-feira (13) e vai até o dia 22 de outubro, contará com 51 estandes e destacará 90 lançamentos de livros e palestras de escritores
O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (11), apresentado por Elda Borges, na TV Assembleia, recebeu o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, para falar sobre a 16ª Feira do Livro de São Luís (Felis), que começa nesta sexta-feira (13) e vai até o dia 22 de outubro.
“A Feira tem um papel fundamental de preservação do objeto livro, porque nós estamos na era digital. A Feira do Livro vem para perpetuar e dizer nós estamos vivos e fazemos parte do contexto diário do leitor brasileiro. A feira serve para mostrar que o livro é importante na educação dessa nova geração, que hoje tem uma outra referência de meios de leitura”, ressaltou Marco Duailibe.
O gestor assinalou que a Feira volta a acontecer em seu primeiro palco, a Praça Maria Aragão, sempre das 9h às 21h, com uma programação gratuita. Esta edição homenageará o bicentenário do escritor Gonçalves Dias.
De acordo com o secretário, a programação contará com atividades diversificadas voltadas para a valorização do livro, dos escritores e para o incentivo à leitura, destacando 90 lançamentos de livros e palestras de escritores como Cristovão Tezza e Daniel Munduruku. Além disso, haverá ainda contação de histórias e espetáculos teatrais. O espaço contará com 51 estandes.
Marco Duailibe observou que, neste ano, a Feira terá um dia de programação voltada para o hip-hop, movimento cultural que está completando 48 anos no Brasil e 40 anos no Maranhão.
“São Luís é um celeiro cultural muito grande, não só pelos poetas que saíram daqui, mas também por aqueles que vivem aqui e fazem o dia-a-dia dessa cultura, que é tão bonita, tão forte”, ressaltou Marco Duailibe.