Inteligência Artificial pode afetar setor de callcenters

A elevação brusca da carga tributária no setor de serviços pode acelerar o processo de substituição de trabalhadores em atividades mais sujeitas à automação, levando a uma forte onda de demissões e desemprego. A avaliação é da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que pleiteia ajustes no texto da reforma tributária, no momento aguardando apreciação do Senado. Segundo a entidade, a reforma atual tem gerado preocupação nas empresas de call center diante da dificuldade de repasse de impostos.  

 “Do ponto de vista competitivo, se a reforma não assegurar o crédito pleno na etapa seguinte, a cadeia dentro do setor de serviços que utiliza IA sofrerá muito menos do que aquela que utiliza mão de obra”, alerta John Anthony von Christian, diretor-executivo da ABT.

O setor de telesserviços é um dos maiores empregadores privados do país, com mais de 1,4 milhão de trabalhadores, especialmente jovens em seu primeiro emprego, mulheres e negros. É também um dos segmentos que mais tem promovido a inserção no mercado de trabalho de pessoas atendidas por programas sociais como Bolsa Família e Prouni. “A substituição do trabalho humano pela IA, caso acelerada, implicará ainda um grave ônus social, pois podemos esperar uma dependência maior dessas pessoas dos programas assistenciais, uma vez desempregadas”, complementa.

“Não somos contra a IA, com a observação das melhores práticas, visando ao interesse do consumidor e a manutenção e criação de empregos de qualidade. Interações humanas permanecem a forma mais eficiente, transparente e segura de atendimento”, finaliza o diretor-executivo da ABT.

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