Escritora maranhense aborda o trabalho infantil em obra literária para crianças

A escritora maranhense K. Kalli, que publicou a obra “Joana artista, João dentista” em 2021, publica seu segundo livro, intitulado “Marcelo Caramelo”, com tema sensível e, muitas vezes, difícil de ser abordado com as crianças: o trabalho infantil. A história retrata o cotidiano de Marcelo, um menino de apenas 8 anos que trabalha vendendo doces nas ruas do Rio de Janeiro. Conhecido na região como “Caramelo”, ele passa por desafios emocionais e físicos, como aprender a lidar com o tratamento que recebe das pessoas que aborda e a ter que caminhar quilômetros da favela que mora até a avenida que trabalha.

12 de junho foi o dia mundial de combate ao Trabalho Infantil, que é uma violação dos direitos da infância. Crianças e adolescentes devem ter acesso à educação, à saúde e ao lazer. Brincar, em vez de trabalhar; ser protegido, em vez de ser exposto a todos os riscos e prejuízos causados pelo trabalho infantil. Todas as formas de trabalho infantil são proibidas para crianças e adolescentes com menos de 16 anos de idade (Art. 7o, inciso XXXIII da Constituição Federal de 1988), com exceção da Aprendizagem Profissional, a partir dos 14 anos. Infelizmente, a última pesquisa realizada pelo IBGE, em 2019, revelou que no Brasil existem 1,8 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

“Escrevi ‘Marcelo Caramelo’ em 2022, quando morava no Rio de Janeiro. Na avenida do meu prédio, eu era constantemente abordada por crianças de todas as idades, que trabalhavam vendendo guloseimas na rua. O trabalho infantil sempre me sensibilizou e me revoltou. Mas em um país tão desigual como o Brasil, a gente acaba ‘se acostumando’ e normalizando essas cenas, mas, não podemos! Nenhuma criança deve ter sua infância violada e, se o Estado não consegue assegurar os seus direitos, nós, como cidadãos, temos que agir! A forma que consigo contribuir, hoje, é através da literatura. Acredito no poder das narrativas e na importância de sensibilizar adultos e principalmente o público infantil sobre um tema tão fundamental, como uma forma eficiente de levantar discussões, dar voz e trazer o olhar para crianças e adolescentes que vivem nessa situação. A partir daí, podemos pensar e agir no desenvolvimento de projetos e exigir políticas públicas que contribuam para a transformação dessa realidade”, disse a autora.

As ilustrações são de Luiz Malon e a publicação é da editora portuguesa Asinha, que distribui o livro por 13 países. Você pode adquirir seu exemplar através das maiores plataformas online de e-commerce, como Amazon, Lojas Americanas, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Estante Virtual, Mercado Livre, Magazine Luiza, Carrefour, Shoptime e Submarino.

O Lançamento oficial do livro será online, dia 29/06/2023 às 19:00, pelo Instagram da autora: @k.kalli_escritora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *