Carlos Lula realiza primeira edição do Juntos pela Ilha com foco nos desafios para a saúde

O deputado estadual Carlos Lula lançou, neste sábado (3), o projeto “Juntos pela Ilha”, encontro entre parlamento e sociedade civil. O projeto vai discutir a cada edição soluções para os problemas de saúde, infraestrutura, educação, mobilidade na Grande Ilha.

A primeira edição do projeto, que aconteceu no Solar do Maria Firmina dos Reis, em São Luis, foi mediada pela cientista política Ananda Marques e debateu “O SUS depois da pandemia: desafios para a saúde na Região Metropolitana”, com a presença do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes.

“O deputado Carlos Lula está de parabéns pela iniciativa. Eu me sinto muito à vontade aqui e esse encontro tem um valor muito simbólico, pois o Carlos Lula foi um dos maiores líderes do país, durante a maior crise sanitária do Brasil. Sem ele, com sua sabedoria, sagacidade e firmeza de princípios, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde) não teria cumprido o papel de liderança nacional durante a pandemia, na defesa do SUS. Sou obrigado a fazer esse reconhecimento, pois o Brasil deve muito a ele”, elogiou Nésio Fernandes.

De acordo com Carlos Lula, o objetivo do projeto é debater propostas para problemas diversos da Região Metropolitana de São Luís em uma série de encontros.

“Esse projeto é fruto de uma inquietação minha, devido a centenas de denúncias e reclamações que recebo sobre os serviços de saúde, transporte, mobilidade, educação e saneamento básico na nossa Região Metropolita. A principal proposta do projeto Juntos pela Ilha é ser um projeto democrático e popular para mostrar que sociedade civil e legislativo devem atuar juntos em prol do bem-estar e da qualidade de vida da nossa ilha”, explicou o deputado.

A sociedade civil parabenizou a iniciativa de Carlos Lula e destacou a importância em debater temas de interesse social diretamente com a população.

“Esse é o caminho, discutir as necessidades junto com que está nas necessidades e não com quem não as conhece. É um caminho justo que tem que ser seguido, ir onde está as vulnerabilidades e conhecer elas. E a saúde atinge todo mundo, dos mais pobres aos mais ricos” destacou a coordenadora-geral da Associação das Profissionais do Sexo do Maranhão, Maria de Jesus Costa.

“Esse encontro é uma iniciativa brilhante e sabemos que o Carlos Lula tem uma preocupação especial com a população dos 217 municípios do Maranhão as quais hoje ele representa. Discutir os problemas com a população é fazer a diferença na Assembleia Legislativa”, disse Chico do Bacanga.

Ao discutir os problemas relacionados à saúde, o parlamentar destacou a atual situação da Atenção Básica na cidade de São Luís. Segundo Carlos Lula, o pós-pandemia aumentou os desafios da saúde na capital maranhense.

“Precisamos por fim na grande fila que se formou durante a pandemia para consultas, exames e cirurgias represadas. Temos um problema que impede a melhoria desse quadro. São Luís possui a pior cobertura da Atenção Básica do país, nós temos apenas 47% de Atenção Básica e 38% de cobertura de Dquipes de Saúde na Família, é a quarta pior cobertura do estado. Com o atual Governo Federal, temos uma janela de oportunidades que eu espero muito que São Luís possa alcançar”, disse o deputado estadual.

Além da sociedade civil e profissionais de saúde, participaram ainda do evento o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Lago (PCdoB); o deputado federal e líder da bancada maranhense na Câmara Federal, Márcio Jerry (PCdoB); a secretaria de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; o professor Chico Gonçalves; o Coronel Silvio Leite; Jonas do MST; e a ex-prefeita de Rosário, Irlahi Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *