Tema do ENEM 2022 gera críticas de professor maranhense ao presidente Jair Bolsonaro

O professor Wesley Sousa usou as suas redes sociais para criticar falas do ainda presidente Jair Bolsonaro, do PL, sobre ataques às comunidades e povos tradicionais no Brasil.

As críticas do professor têm relação com o tema do ENEM 2022 “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Wesley citou uma fala de Bolsonaro de abril de 2017, no clube “Hebraica”, quando ainda aspirante ao Governo Federal, o presidente apoiou o armamento da população e garantiu que, em um eventual governo, não havia “um centímetro de terra para indígenas e quilombolas”.

Em agosto de 2019, Bolsonaro acusou as reservas indígenas de atrapalharem o desenvolvimento do Brasil: “Não pode continuar assim, (…) tem locais que, para produzir, você não vai produzir, (…) tem que fazer uma curva enorme para desviar de um quilombola, estão acabando com o Brasil”.

Já em 2021, quando o Marco Temporal passou a ser pauta do STF, Jair Bolsonaro concentrou esforços em criticar a medida. O presidente celebrou o fato de não ter demarcado novas terras indígenas e criticou a possibilidade de que as reservas fossem ampliadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *