Com 49% de indefinição, começa horário eleitoral na Rádio e Televisão

Com uma eleição de tiro curto, a pré-campanha serviu para que o assunto estivesse vivo desde as últimas eleições municipais. Com o início da propaganda eleitoral obrigatória na rádio e televisão aberta, as Eleições Gerais de 2022 entram em sua reta final.

Agora os candidatos vão poder, finalmente, se apresentar para o grande eleitorado, visto que 49% do eleitorado, segundo o Ipec, não tem um candidato definido e 44% ainda podem mudar de opinião até as eleições.

Distribuição do tempo

O governador Carlos Brandão (PSB), que briga por reeleição, tem o maior tempo e poderá ampliar sua vantagem à frente dos demais, terá tempo para fazer campanha propositiva e também de defesa dos ataques, se necessário. Com 10 partidos na coligação “Para o bem do Maranhão”, Brandão terá 5 minutos e 16 segundos.

O senador Weverton Rocha (PDT), com o horário eleitoral, poderá convencer o eleitor de estagnar a sua queda nas pesquisas e começar a crescer nas intenções de voto. A coligação liderada pelo PDT, “Juntos pelo Trabalho”, tem no seu projeto seis partidos. Com 2 minutos e 35 segundos, Weverton poderá convencer o eleitor que pode chegar em um segundo turno.

Com menos exposição na grande mídia, os demais candidatos terão que se esforçar em outros meios, sobretudo na Internet, para chegar na ponta do eleitorado. 

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), tem concentrado sua eleição na capital maranhense e terá 57 segundos, Simplício Araújo (SD) conseguiu, com a força do próprio partido, apenas 27 segundos, Enilton Rodrigues (PSOL) vai expor suas propostas em 24 segundos, Lahésio Bonfim (PSC) – que representa o sentimento bolsonarista – tem 19 segundos, o menor tempo dos candidatos. 

Nesta sexta-feira (26), o eleitor maranhense vai acompanhar os candidatos a senador, deputado estadual e governador, nesta ordem. Essas candidaturas serão expostas sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Ficou definido que os candidatos ao Senado terão cinco minutos, enquanto os outros cargos usaram 10 minutos para expor suas promessas.

Nas terças, quintas-feiras e aos sábados, os presidenciáveis e candidatos a deputados federais vão expor suas plataformas e promessas. Cada um dos cargos vão possuir 12 minutos e 30 segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *