A contradição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido), acontece logo no início da carta aberta de apoio à candidatura de Weverton Rocha (PDT) ao Governo do Maranhão.
“São Luís precisa de um governador que trabalhe junto com a Prefeitura, para fazer as obras necessárias para a nossa cidade”, disse logo de cara.
O problema é que a fala de Braide é contraditória com suas ações e falas. Primeiro destaco as suas ações, ou melhor, uma ação (para exemplificar) que tem maltratado as crianças da capital maranhense.
Logo no começo de 2022, o prefeito de Weverton rejeitou “um governador que trabalhe junto com a Prefeitura” e dispensou um convênio que o município de São Luís tinha com o Governo do Maranhão na obra do Hospital da Criança.
Naquela altura da obra, faltavam apenas 45 dias para conclusão da obra. O Governo do Maranhão tinha oferecido, em parceria, um hospital com mais estrutura e leitos para a prefeitura de São Luís enquanto a obra era concluída.
Braide trocou 45 dias para anunciar na metade do ano que a obra mudará de construtora e até o final do ano ela estaria 50%, do que restava, concluída. Que contradição!
Outro ponto contraditório é na fala de Eduardo Braide! Na eleição, em seus programas eleitorais e debates de TV, o prefeito de Weverton lançou uma espécie de gincana e rechaçou a parceria Prefeitura/Governo, que para ele não dava certo.
Braide disse que uma “competição” entre Prefeitura e Governo era salutar para a população. Disse que se o Governo entregasse uma rua asfaltada, ele entregaria cinco, dez… Se fosse feito um hospital, ele faria outro e por aí vai!
Agora, nas eleições e com uma fatura em aberto com Weverton Rocha e não com o povo, Eduardo Braide vende a ladainha de uma parceria e diálogo com o Governo do Maranhão que ele mesmo rechaça.
Um dos primeiros atos de governo quando Carlos Brandão (PSB) assumiu o Palácio dos Leões foi justamente sugerir uma ponte dos Leões com o Palácio La Ravardiere. Disse que estava aberto ao diálogo com o prefeito de São Luís.
Outro momento em que demonstrou o mesmo intuito de sentar à mesa com Braide, institucionalmente, foi quando o vereador Paulo Victor (PCdoB) ganhou a eleição na Câmara Municipal. No Palácio dos Leões, Brandão aconselhou Victor de ter uma boa relação com Braide.
Do prefeito de Weverton, Brandão teve silêncio.
Veja a carta de Braide divulgada nas redes de Weverton
São Luís precisa de um governador que trabalhe junto com a Prefeitura, para fazer as obras necessárias para a nossa cidade. Esse governador será Weverton.
Como prefeito de São Luís eu tenho a responsabilidade de buscar recursos para que possamos construir uma cidade que ofereça melhor qualidade de vida a toda a população.
E desde que assumi a prefeitura, Weverton tem se mostrado um grande aliado, trazendo recursos e abrindo portas em Brasília para que possamos trabalhar cada vez mais por nosso povo.
Por esse motivo, estou declarando todo o meu apoio a Weverton e peço que você vote nele para governador do Maranhão nessas eleições.
São Luís terá muito a ganhar com um governador comprometido com a nossa cidade, aberto ao diálogo e capaz de se sentar à mesa com quem for preciso para buscar melhorias para São Luís e para o Maranhão.