A Secretaria Municipal de Saúde notificou a SES (Secretaria de Estado da Saúde) sobre um caso suspeito de Monkeypox, popularmente conhecida como varíola do macaco. O caso suspeito é homem, 30 anos, residente em São Luís, admitido em 8 de junho em unidade da rede pública municipal, sem histórico de viagem.
A varíola do macaco é uma doença endêmica na África há anos, mas não há nenhum registro de morte, até agora, em outra parte do mundo.
Veja a nota da SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão (CIEVS/MA) recebeu notificação do CIEVS de São Luís sobre a ocorrência de um caso suspeito de Monkeypox.
O caso suspeito é homem, 30 anos, residente em São Luís, admitido em 8 de junho em unidade da rede pública municipal, sem histórico de viagem. O paciente apresenta sintomas de febre, calafrio, dor de cabeça, ardor nos olhos, dor nas costas e lesões por todo o corpo com coceira. Ele está internado e estável.
O CIEVS/MA e CIEVS São Luís seguem com a investigação epidemiológica e, por sua vez, o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) iniciou a análise das amostras do paciente.