A Prefeitura de São Luís iniciou o segundo semestre letivo das aulas na rede municipal de ensino nesta segunda-feira (2). Para garantir a segurança de toda a comunidade escolar, a volta às salas acontecerá de forma gradual. Nesta primeira quinzena de agosto acontecem ações formativas sobre as diretrizes para a retomada das aulas presenciais. A partir do dia 16 as aulas serão iniciadas em sistema híbrido para o ensino fundamental, que terá atividades realizadas por grupos de alunos para cada semana. Em uma semana, parte dos alunos terá aulas presenciais e na semana seguinte terão aulas remotas, assim sucessivamente.
“Há cerca de 90 dias temos planejado todas as etapas do retorno das aulas presenciais, envolvendo toda a comunidade escolar, dialogando sobre os protocolos sanitários necessários. Nestes primeiros 15 dias de agosto, a Prefeitura vai realizar atividades de formação com os professores, que estavam há um bom tempo fora das salas de aula e, claro, precisam de novas orientações para este novo momento. A determinação do prefeito Eduardo Braide é que a gente faça um retorno gradual, responsável e totalmente transparente, garantindo a aprendizagem dos alunos”, disse o secretário municipal de Educação, Marco Moura.
Para esta retomada segura a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), adotou uma série de medidas. Uma delas é a realização de atividades de formação para os professores e acolhimento para os alunos com o objetivo de aproximar mães, pais, responsáveis e professores das escolas, preparando o ambiente para a volta das aulas em modelo híbrido.