Porto do Itaqui: cartão postal de investimentos no Maranhão

O lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), realizado na última segunda-feira (06), foi apenas um exemplo de que o Porto do Itaqui tem sido prioridade do Governo do Estado para atração de novos investimentos no Estado.

Lançamento do novo PAC confirma renovação da licença do Porto do Itaqui

Na ocasião, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a renovação da licença de autorização do Porto do Itaqui, que venceria em 2026, para o Estado do Maranhão. A Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) é a responsável pela gestão do porto.

Com a medida, o Estado vai gerir o Porto do Itaqui por ao menos mais 25 anos. “Essa medida é para proporcionar previsibilidade e estimular um aumento significativo dos investimentos no estado do Maranhão, reconhecendo a importância estratégica do Porto do Itaqui”, declarou o ministro Sílvio Costa Filho.

Na agenda, o Porto e a Emap têm presença garantida toda semana nos compromissos do governador Carlos Brandão. Em entrevista, Brandão externou à TV Mirante, a importância de priorizar as atividades portuárias no Maranhão. 

“Essa renovação significa para os empresários: bom, agora eu posso investir porque eu tenho segurança que a gestão vai continuar com o estado e que a gestão está sendo muito bem feita, inclusive premiada. Os empresários vão investir quatro bilhões de reais, e eles não iriam investir sem essa renovação”, disse Brandão.

Carlos Brandão sempre presente

O Porto como cartão postal dos investimentos é confirmado pelo presidente da Emap, Gilberto Lins Neto. “O Porto do Itaqui é muito mais do que um simples porto; é o coração pulsante do desenvolvimento do Maranhão.”, afirma.

A renovação estabelece a segurança jurídica dos investimentos. “Isso significa que os empresários que desejam investir agora podem fazê-lo com confiança. Não temos dúvidas de que esses investidores estarão ansiosos para aproveitar essa oportunidade”, completa ainda Gilberto Lins.

Apesar do Porto do Itaqui sempre ter sido importante para a economia do Maranhão, agora ele também serve como âncora para investimentos em outros setores que não necessariamente precisam do auxílio portuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *