Com irmã de ministro afastada, Vitorino Freire segue sem comando

O afastamento da prefeita Luanna Rezende da Prefeitura de Vitorino Freire, por conta de operação da Polícia Federal, deixou a cidade sem comando. Luanna é irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Reportagem da TV Globo mostra que funcionários não sabem quem está no comando do município.

A Câmara de Vereadores ainda não deu posse ao vice. Segundo o presidente da Câmara, o motivo é que “não recebeu nenhum comunicado oficial sobre o afastamento da prefeita” e que “o assunto está em discussão”.

O afastamento

Após investigações a Justiça Federal determinou seu afastamento após decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Roberto Barroso.

Ela é alvo de investigações da Polícia Federal que apura um esquema criminoso que fraudava licitações para desviar recursos federais da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), estatal responsável por realizar obras e serviços em estados do Nordeste, do Norte e no Distrito Federal.

De 2020 a 2022, a Construservice firmou contratos na ordem de R$ 14 milhões com a Prefeitura de Vitorino Freire, com dinheiro de emendas parlamentares do então deputado federal, Juscelino Filho.

Parte dos recursos era destinada a obras de asfaltamento no município, mas as obras não foram concluídas e uma das rodovias leva à fazenda da família do ministro e da prefeita.

Outro lado

Os advogados do ministro, Ticiano Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, afirmaram em nota que Juscelino Filho atua pautado no interesse público. Sustenta que as emendas parlamentares são instrumentos legítimos e democráticos. Nota abaixo:

“Toda atuação de Juscelino Filho, como parlamentar e ministro, tem sido pautada pelo interesse público e atendimento da população. É importante ressaltar que Juscelino Filho não foi alvo de buscas e que o inquérito servirá justamente para esclarecer os fatos e demonstrar que não houve qualquer irregularidade. Emendas parlamentares, vale dizer, são instrumentos legítimos e democráticos do Congresso Nacional e Juscelino Filho segue à disposição, como sempre esteve, para prestar esclarecimentos às autoridades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *