Deputado quer urna eletrônica em eleição que define desembargador no Maranhão

O deputado estadual Yglésio Moyses (PSB-MA) defende transparência e uso de urna eletrônica em eleição para o quinto constitucional da OAB-MA (Ordem dos Advogados do Maranhão). O próximo desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão vai sair da consulta feita pela Ordem dos Advogados

Após suspensão e convocação de nova consulta da OAB (Ordem dos Advogados do Maranhão) por conta de irregularidades na eleição, o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) pediu mais transparência para a escolha do nome da vaga da advocacia ao Quinto Constitucional do TJ-MA (Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão)

Uma das medidas, já pedida semana passada, por este editor no programacast Xeque-Mate – O Jogo do Poder, é o uso de urnas eletrônicas.

Após a participação de eleitores não aptos, o deputado questionou a plataforma utilizada pela Ordem. “Por que demorou mais de uma hora para totalizar e para soltar o resultado de uma eleição, já que com esse programa ELEJA, o resultado sai em 10 segundos? Por que demorou uma hora para sair este resultado?”, questionou.

Yglésio também salientou que a mesma plataforma já esteve envolvida em outros escândalos, como em eleições de clubes de futebol, a exemplo do Vasco da Gama.

“A ideia é que o Conselho Federal da OAB faça um monitoramento in loco aqui do processo eleitoral do Maranhão e que o Ministério Público Federal acompanhe esse processo. OAB sem transparência não existe. E não adianta tentar levar isso aqui para guerra de imprensa. Ninguém está politizando a questão de OAB. Não temos interesse político, nem preferência por nenhum desses candidatos aí”, concluiu.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *