“Acordo Braide” beneficiou empresários do transporte público de São Luís

Mesmo sem cumprir uma linha do acordo celebrado em fevereiro, os empresários foram beneficiados com os termos propostos no “Acordo Braide” para acabar com o movimento grevista que culminou no aumento da tarifa urbana do transporte público.

O que diz o acordo de fevereiro de 2023

  • Garantir reajuste de 7% aos trabalhadores;
  • Garantir frota de 630 veículos por dia útil;
  • Retorno da frota com ar condicionado de 150 veículos (60 retorno imediato e 45 veículos com prazo final de 31 de março e 45 veículos com prazo final 30 de abril);
  • realizar a entrega para o sistema de, no mínimo, 78 ônibus novos até o mês de setembro de 2023, sendo 23 veículos do Consórcio Central, 20 veículos de responsabilidade do Consórcio Via SL, 20 veículos de responsabilidade do Consórcio Upaon-Açu e 15 veículos de responsabilidade da Empresa Primor.

Os termos do “Acordo Braide”, celebrado em fevereiro, expostos pelo próprio prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), beneficiam os empresários e maltratam os usuários do transporte público.

O prefeito Eduardo Braide (PSD) oficializa, por meio da cláusula terceira do contrato, 630 ônibus nas ruas (em dia útil). O número se aproxima do que era para rodar aos finais de semana. O mesmo documento não estipula número para rodagem aos finais de semana e feriados.

Usuários por dia – O presidente do Sindutcol (Sindicato dos Usuários de Transporte Coletivo Rodoviário, Hidroviário e Aéreo do Maranhão), Paulo Henrique, afirma que a média de usuários em dias úteis é de mais de 700 mil pessoas nos quatro municípios da Ilha, com concentração maior no sistema urbano.

Próximos passos de Eduardo Braide

Na coletiva de imprensa da última quarta-feira (27), ao anunciar novas medidas, Eduardo Braide voltou a beneficiar os mecenas do transporte público com termos de um Projeto de Lei que ainda será enviado à Câmara Municipal de São Luís.

Entre os termos do PL, Braide quer aumentar de um para cinco anos a validade dos créditos do cartão de transporte. É mais uma medida que visa beneficiar os empresários. Em 2021, a Defensoria Pública do Maranhão ganhou na Justiça uma ação em que obriga a Prefeitura a restituir os créditos perdidos e que o dinheiro depositado no cartão de transporte não tenha validade para expirar. Braide, por meio da Procuradoria do Município, recorreu da decisão.

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