Com aumento de 123%, cebola puxou inflação de São Luís

IBGE divulgou nesta terça-feira, 10, o índice de inflação do ano de 2022. Segundo dados do órgão de estatística do governo federal, o acumulado no ano\últimos 12 meses em São Luís atingiu 6,10%, enquanto no país foi de 5,79%. Pelo segundo ano consecutivo a inflação no país ficou acima da meta prevista.

Dos nove grupos de despesas pesquisados, alimentação, transporte, vestuário, saúde e cuidados especiais foram os que apresentaram a maior variação de preços.

Entre 15 capitais brasileiras, mais o Distrito Federal, no mês de dezembro a capital maranhense teve a terceira maior variação do índice de Preço ao Consumidor Amplo, IPCA, que se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos. 

No acumulado do ano, São Luís registrou o quinto maior índice, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília.

No grupo da alimentação, a cebola, por exemplo, foi o produto que sofreu a maior variação de preços. Em doze meses, o aumento no preço do produto da cesta básica atingiu 123,43% na capital maranhense, de acordo com dados coletados pelo IBGE-MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *