Estreantes no Pré-Carnaval do Maranhão, Blocos 100 Sigilo, Enme e Mibuxk reúnem mais de 4 mil pessoas no Centro Histórico de São Luís
Aberto a todos os públicos, o evento foi oferecido de forma gratuita e contou com uma série de shows musicais e discotecagens.
Um dia histórico: a Fonte do Ribeirão, no Centro Histórico de São Luís, ocupada com mais de 4 mil pessoas, reunidas pela diversão, alegria, amor e saudade do período carnavalesco. Assim foi a estreia do Bloco 100 Sigilo no ensaio aberto do Bloco da Enme, no último sábado (7), que iniciou com o pé direito a temporada 2023 do Pré-Carnaval do Maranhão, com diversos shows e discotecagens gratuitas no coração da capital maranhense.
O evento, oferecido de forma gratuita, aberto a todos os públicos e realizado como parceria dos blocos 100 Sigilo, da Enme e Mibuxk, apresentou uma série de shows musicais, com convidados como Criola Beat, Fuega, e discotecagens dos DJs Chxrlie, Omar da Ilha, Cibelle Camilo e Sem Rote, reunindo milhares de pessoas logo em sua estreia.
Produtora e criadora do Bloco 100 Sigilo, Andressa Brandão, da Pìtàn Produções, revela que o público maranhense sentiu e aprovou o impacto da programação cultural oferecida pelos blocos.
“Foi muito incrível poder ver no rosto do público, das mais de 4 mil pessoas presentes ali na Fonte do Ribeirão, o quanto estávamos com saudade de curtir o Carnaval do Maranhão. Um Carnaval que é festivo, que é composto por grandes artistas da nossa cena cultural e que aquece e impacta não só a cultura, mas também a economia e o desenvolvimento da nossa São Luís”, destacou a produtora.
Resgatando o espírito carnavalesco, o Bloco 100 Sigilo entregou apresentações espetaculares logo em sua estreia, como os shows de Bia Mar e Andrey Menezes, dois dos artistas mais consagrados e elogiados da cena cultural maranhense.
“Carnaval pra mim é quase uma religião! Cantar pra aquele mar de gente ontem na fonte [do Ribeirão], junto com Bia Mar e Enme Paixão, no Bloco 100 Sigilo, foi um dos dias mais felizes da minha vida. Obrigado!”, comemorou Andrey Menezes em suas redes sociais.
Quem também foi só alegria foi a cantora Bia Mar. “Que movimento lindo ontem naquela Fonte do Ribeirão! Bloco 100 Sigilo, essa foi a primeira de muitas. Que energia foi essa, hein, pai? Carnaval chegou, meu povo!”, reforçou a artista.
No total, foram oito horas de programação, com investimento das produtoras parceiras em segurança – agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) garantiram a realização de todo o evento sem ocorrências – limpeza (todo o lixo foi recolhido logo após o encerramento do bloco) e preservação do patrimônio histórico.
“O sucesso da nossa estreia foi por nos preocuparmos com os mínimos detalhes, principalmente para oferecer uma experiência ímpar para o nosso público maranhense. E assim foi: deixamos a Fonte do Ribeirão da forma mais limpa possível, garantimos segurança aos foliões, assistência aos artistas envolvidos e, claro, valorizamos a música preta do nosso Maranhão e divertimos as milhares de pessoas do nosso público. Foi lindo, foi histórico!”, acrescentou a produtora Andressa Brandão.
As novas datas de programação do Bloco 100 Sigilo serão divulgadas em breve. Para acompanhar todas as informações do bloco ao longo do período carnavalesco de 2023, acesse a página oficial do projeto no Instagram: @bloco100sigilo.
Bloco 100 Sigilo
Criado como um manifesto político social da cultura preta, onde a diversidade e o protagonismo preto são os principais motes deste movimento cultural, o Bloco 100 Sigilo reúne diferentes vozes, corpos e vivências para representar histórias e sonoridades pretas, reconhecendo os potenciais artísticos maranhenses e nacionais.
Um dos objetivos centrais do Bloco ao longo da realização do Pré-Carnaval e Carnaval maranhense é estimular a ocupação, preservação e exaltação do patrimônio maranhense – o foco do 100 Sigilo é levar cultura e diversão ao Centro Histórico de São Luís, local de nascimento do bloco, em 2022.
Acessível a todos os públicos, priorizando e levantando a bandeira da diversidade, o Bloco 100 Sigilo é produzido pela Pìtàn Produções, que atua com artistas de renome local e nacional.
Pìtàn Produções
E por falar na produção, a Pìtàn Produções iniciou suas atividades em 2019 com realizações artísticas e executivas no setor de entretenimento como shows musicais e teatrais, além de também atuar na elaboração de projetos culturais em São Luís.
Tendo como lema maior o ato de contar histórias, a produtora foi idealizada no intuito de proliferar arte pela cidade, incentivando artistas independentes e promovendo eventos culturais de forma democrática, movimentando a cena local e gerando impacto sociocultural.