Quem chega com Flávio Dino no PSB

Com filiação marcada para a manhã desta terça-feira (22), em Brasília, o governador do Maranhão, Flávio Dino, chega ao PSB com o intuito de engrossar a fileira de uma frente progressista ante a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ao lado do deputado federal Marcelo Freixo, Flávio Dino formará um bloco socialista em favor da candidatura do ex-presidente Lula. Especula-se que o nome do governador esteja em uma chapa com Lula. Dino afirma que a única coisa garantida é sua candidatura ao Senado.

Leia também: Bira do Pindaré e o PSB com a chegada de Dino

Para chegar a Brasília como uma liderança importante, Flávio Dino terá que reverter o que não conseguiu fazer com oito anos de mandato. Ter uma bancada ideológica ao seu lado. Durante seus dois mandatos, Dino pouco ou nada influenciou a bancada maranhense em votações importantes no Congresso. No impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a maioria da bancada na Câmara Federal votou pela admissibilidade do processo. Nas pautas pró-mercado do Governo Bolsonaro, a bancada do Maranhão tem votado com o Governo.

Receba as notícias de A Carta Política direto do seu WhatsApp! Clique e faça adesão gratuita!

Continua depois da imagem

Flávio Dino e Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB

Com isso, o trabalho de Dino será formar uma bancada dentro e fora do PSB com candidatos que tenham mais afinidade com a agenda política que o governador do Maranhão defende. O deputado federal Bira do Pindaré (PSB) é o único deputado do partido. Os socialistas querem, pelo menos, fazer dois deputados federais nas próximas eleições e para isso a filiação de aliados de Flávio Dino pode acontecer para aumentar o tamanho do partido na Câmara e, eventualmente, ajudar em um governo de esquerda (ou centro-esquerda) ou formar uma bancada forte de oposição ao governo Bolsonaro.

Receba as notícias de A Carta Política direto do seu WhatsApp! Clique e faça adesão gratuita!

O deputado Bira confirmou à Carta Política que mantém conversas com o deputado estadual Duarte Júnior. Duarte, hoje no Republicanos, deve mudar de partido para buscar uma cadeira na Câmara Federal. A expectativa é que Duarte, segundo lugar na eleição municipal de São Luís, tenha uma votação expressiva seja em qual partido estiver. 

O presidente do PSB São Luís, Bira do Pindaré deve assumir o diretório estadual em curto espaço de tempo. Agindo como dirigente partidário, Bira convidou publicamente o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, para tornar-se um socialista. Lula é pré-candidato a deputado estadual e é um forte candidato do PSB. Hoje, o PSB conta com uma cadeira na Assembleia, do deputado licenciado Marcelo Tavares, que não deve renovar o mandato.

Sem saber do futuro do PCdoB do Maranhão, outros comunistas podem aderir ao novo projeto de Flávio Dino. Responsável por inchar o PCdoB ao longo de oito anos, Dino pode ser responsável pelo crescimento do PSB no Maranhão.

Receba as notícias de A Carta Política direto do seu WhatsApp! Clique e faça adesão gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *