Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (04), o deputado estadual Neto Evangelista (União) criticou duramente as acusações direcionadas ao governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) em relação a duas questões.
Reforma da pista de atletismo
Evangelista mencionou a recente tragédia envolvendo um atleta que treinava no entorno do Castelinho, atualmente em obras para a revitalização do Complexo Esportivo, que no meio tempo será palco de um festival de São João.
O deputado destacou que as obras não visam apenas a realização das festividades de São João, mas também a entrega de uma infraestrutura esportiva para a população de São Luís.
“Quiseram colocar a culpa de uma tragédia nas costas do Governador. Isso é desumano, isso é desleal, isso é cara de pau”, afirmou, rechaçando as críticas que responsabilizavam o governo pelo incidente. O deputado reiterou que, após o São João, as obras beneficiarão a comunidade esportiva local.
Renegociação de dívidas do Estado
Outra questão abordada por Neto Evangelista foi a Lei Complementar 263, de novembro de 2023, que autoriza o Poder Executivo a renegociar o pagamento de despesas empenhadas e reconhecidas pelo Tesouro Estadual.
O deputado explicou que a medida visa resolver o histórico de dívidas acumuladas há mais de uma década. Ele refutou as alegações de que o governador estaria contratando serviços sem a intenção de pagá-los integralmente.
Evangelista enfatizou que a renegociação é necessária devido ao valor astronômico das dívidas corrigidas ao longo dos anos, destacando os esforços do governo para manter os serviços públicos, mesmo com a redução da alíquota de ICMS de 30% para 22%.
“Discutir política pública, discutir legalidade de atos, discutir opinião política, a gente discute, mas apelar para essas situações que eu relatei aqui, aí já é ato de desespero”, concluiu o deputado.