A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest também investigou como os brasileiros percebem a cobertura da imprensa sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), revelando um cenário marcado pela divisão de opiniões.
Segundo o levantamento, 41% dos entrevistados acreditam que a imprensa faz uma cobertura mais negativa do governo Lula, enquanto 36% avaliam que a cobertura é equilibrada e 17% consideram que o noticiário tende a ser mais positivo em relação ao presidente. Outros 6% não souberam ou preferiram não responder.
Os dados indicam que uma parcela expressiva da população percebe um viés crítico na cobertura jornalística sobre o governo, embora também exista um grupo relevante que considera o tratamento dado pela imprensa equilibrado.
Assim como em outras perguntas da pesquisa, a percepção sobre o papel da imprensa também varia conforme a identidade política do entrevistado. Entre eleitores que se identificam como bolsonaristas, predomina a visão de que a cobertura da mídia tende a favorecer o governo. Já entre lulistas, a percepção majoritária é de que a imprensa costuma tratar o governo de forma mais negativa.
Entre os eleitores que não se identificam diretamente com nenhum dos dois campos políticos, a avaliação tende a se distribuir de forma mais equilibrada, refletindo a divisão existente no país sobre o papel da mídia no debate político.
O resultado da pesquisa revela que a relação entre imprensa, política e opinião pública permanece fortemente influenciada pela polarização que marca o cenário político brasileiro, com percepções distintas sobre o noticiário dependendo do posicionamento político do eleitor.
A pesquisa foi realizada pela Quaest, contratada pela Genial Investimentos, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país entre os dias 6 e 9 de março de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-05809/2026.
