Transparência na Câmara Municipal de São Luís não é regra, mas a casa legislativa passou a registrar em seu site oficial a relação de presenças e ausências. A atitude acertada durou até os vereadores começarem a faltar e não ter vereador nem para abrir uma sessão legislativa.
O último dia que a mesa diretora autorizou a publicidade das presenças foi no dia 31 de março. De lá para cá, nada. Sobre esse assunto, o presidente Paulo Victor (PSB) cobrou a presença dos vereadores e chamou para uma reunião (de novo) para tratar sobre o tema.
Paulo Victor diz que pode ser cobrado as faltas nos contra-cheques dos vereadores. A atitude, desde que o vereador se tornou presidente, nunca aconteceu. Devendo explicações para a sociedade, órgãos de controle e Ministério Público, essa postura pode mudar. Não acredito.
No último registro de presença e ausências, no dia 31 de março, justificaram faltas os vereadores Marcelo Poeta, Edson Gaguinho, Thyago Freitas e Raimundo Penha. Estiveram 20 presentes e entre os faltosos consta o próprio presidente Paulo Victor.
Também deixou de ir o candidato de Paulo Victor a presidente da Câmara, Beto Castro, além de Daniel Oliveira, Raimundo Jr, Wendell Martins, Octávio Soeiro e Nato Júnior.