Decreto de Lula tornou o ministério de Juscelino Filho mais forte e com mais dinheiro, mas o maranhense está na lista dos demitidos
Mais dinheiro e mais poder. Um decreto de Lula (PT) no fim de 2024 deu mais poder e dinheiro para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA).
Um dos decretos tirou da Anatel a gestão do dinheiro de leilões de frequência, como é o caso do 5G, e outro o ministro Juscelino pode direcionar verbas de instalação de internet em escolas.
Juscelino já ficou algumas vezes na corda bamba. Além das “broncas” pré-ministério, ele já foi pego usando diárias do governo em uma viagem particular.
Lula quer ter mais confiança de controle na Anatel. O conselho está com apenas três dos cinco integrantes – todos indicados pelo governo Bolsonaro. A agência pode atrapalhar, se quiser, a vida de Lula e Juscelino foi beneficiado.
O leilão do 5G, o ministério das Comunicações levouR$ 3 bilhões, com um adicional de ‘cuidar’ de R$ 47 bilhões em infraestrutura nos próximos anos.
Se escapar em mais uma mexida no Governo Lula, Juscelino terá um super ministério para comandar nos próximos meses e caixa a fulote para fazer política.