Mais de 30% dos vereadores da Câmara Municipal de São Luís são classificados como nepo-baby, saiba quem são
A dinâmica política de São Luís não foge a um fenômeno observado em diversas partes do Brasil: a perpetuação de famílias em cargos eletivos. Recentemente esse fenômeno ganhou um novo termo: nepo-babies.
O termo é uma abreviação de “nepotism baby” e ganhou destaque nas redes sociais e esfera cultural (artística). Mas a alcunha também se estendeu para política, negócios e outras áreas.
Os nepo-babies representam na atual configuração da Câmara um percentual expressivo. Ocupam 32% das cadeiras, o que levanta debates sobre renovação e igualdade de oportunidades na política.
Texto continua após o infográfico, clique nas imagens para ter informações sobre as conexões políticas do vereador.
Infográfico Nepo-babies
Vereador Aldir Júnior
Sobrinho de Josimar Maranhãozinho
Aldir Júnior
Sobrinho do deputado federal Josimar Maranhãozinho, presidente do PL no Maranhão. Entrou na política sob as bênçãos do tio quando era um desconhecido promissor. Nas eleições de 2024 bateu o recorde em votação, alcançando 10.633 votos.
Veredora Clara Gomes
Esposa de Osmar Gomes Filho
Clara Gomes
Esposa do ex-presidente da Câmara Municipal de São Luís e deputado estadual Osmar Gomes Filho. No pleito municipal de 2020, Osmar foi reeleito e reconduzido à presidência da Câmara. Dois anos depois migrou para a Assembleia Legislativa do Maranhão, utilizando a estrutura do legislativo maranhense. Após mais dois anos, agora em 2024, consegue eleger a esposa vereadora de São Luís com 5.898 votos.
Vereador Cleber Verde Filho
Filho de Cleber Verde
Cleber Verde filho
Filho do deputado federal Cleber Verde (MDB). O pai Cleber brigou pela executiva municipal do MDB para levar o partido para o prefeito Braide, contrariando a executiva estadual. O deputado e presidente do MDB São Luís venceu a queda de braço e sua luta tinha apenas um objetivo: eleger o filho vereador. Cleber Verde Filho obteve 5.180 votos.
Vereadora Concita Pinto
Esposa do ex-deputado Jota Pinto
Concita Pinto
Esposa do ex-vereador e ex-deputado estadual Jota Pinto. Apesar de Concita ter tido mais sucesso nas urnas do que seu marido, foi o atual secretário-adjunto de articulação política de Brandão que abriu as portas do parlamento para a esposa. Concita foi eleita com 8.664 votos.
Vereador Fábio Macedo Filho
Filho do deputado federal Fábio Macedo e neto do empresário Dedé Macedo
Concita Pinto
Filho do deputado federal Fábio Macedo. Pai e filho montaram o partido exclusivamente para eleger Macedinho. Sob acusações de fraudar a cota de gênero, Fábio Macedo Filho foi eleito com 5.134 votos e quase perde a terceira vaga do Podemos.
Vereador Marlon Botão Filho
Filho do ex-secretário de Cultura de São Luís, Marlon Botão
Marlon Botão Filho
Filho de Marlon Botão. O pai foi secretário do ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr e já milita na política. A primeira eleição de Botão Filho, sua comunicação visual, confundia o eleitor que não sabia se estava a votar no pai ou no filho. Contudo, o vereador teve mais sucesso nas urnas e é vereador pela segunda vez. Sua votação foi de 6.341 votos.
Vereador Nato Jr
Filho do ex-vereador Nato
Nato Jr
Filho do ex-vereador de São Luís, Nato, o filho herdou e manteve o espólio político do pai. Tem como base o complexo do Coroadinho. Nato Jr foi reeleito com 7.481votos.
Vereador Octavio Soeiro
Filho dos ex-vereadores Albino e Barbara Soeiro
Octavio Soeiro
Filho de família política, Octávio Soeiro herdou a carreira dos pais. Os ex-vereadores Albino Soeiro e Barbara Soeiro abriram o caminho para estabelecer uma dinastia política já sólida da família Soeiro dentro de São Luís. Octavio foi reeleito com 8.043 votos.
Vereador Raimundo Jr
Genro de Helena Duailibe e Afonso Manoel
Raimundo Jr.
Casado com a filha de Helena Duailibe e Afonso Manoel. Raimundo Jr dá continuidade ao legado de Helena e Afonso. Apesar do insucesso de Helena na eleição de deputada estadual em 2022, a ex-vice-prefeita de São Luís e ex-secretária de Saúde do Maranhão obteve sucesso em eleger o genro. Raimundo Jr obteve 6.022 votos.
Vereadora Thay Evangelista
Filha de Rui Filho e Maura Jorge. Casada com Neto Evangelista
Thay Evangelista
Nascida em berço político e casada com outro nepo-baby de expressão, o deputado estadual Neto Evangelista. Thay também é a continuidade dos pais na política. A mãe, Maura Jorge, é prefeita reeleita em Lago da Pedra e o pai, Rui Filho, é ex-prefeito de Arari. Thay Jorge Evangelista obteve 5.667 votos.
Esse fenômeno não é novidade no Maranhão, mas com eleições cada vez mais caras e em um contexto histórico-cultural onde a influência política é passada de geração em geração, a conexão familiar muitas vezes é decisiva para garantir visibilidade e apoio eleitoral.
Essa dinâmica pode ser vista em perfis como dos novos eleitos: Clara Gomes (PSD), Cleber Verde Filho (MDB), Fábio Macedo Filho (Podemos), Raimundo Jr (Podemos) e Thay Evangelista (União), que consolidaram suas candidaturas com o respaldo direto de familiares experientes e influentes.