Com decisão da 5ª Turma do STJ, Zé Dirceu tem direitos políticos recuperados e pode disputar eleição em 2026
Duas ações da Lava Jata contra José Dirceu foram prescritas nesta terça-feira, 17.
A decisão é da Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça. A decisão retorna os direitos políticos do ex-ministro de Lula.
Zé Dirceu tem desejo de voltar a concorrer a um cargo de deputado federal, antes disso, já recuperou a influência em Brasília.
Dependentes – havia dois processos pendentes, um sobre corrupção em contratos entre a Petrobrás e a Engevix. O lobista Milton Pascowitch, apontado pelo MPF (Ministério Público Federal) como operador da construtora, delatou Dirceu e disse que o ex-ministro pressionou para receber propina.
Havia provas bancárias dos pagamentos, o lobista delatou após a obtenção desta e outras provas que pesavam contra Dirceu.
Em outro processo, envolvia irregularidades em contratos de obras em refinarias e na construção de uma unidade de tratamento de gás.
📺 Gostou do texto do Pedro de Almeida? Conheça o canal no YouTube!
A Quinta Turma seguiu o voto da relatora, ministra Daniela Teixeira. A magistrada citou a decisão de Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que em outubro anulou todos os atos da operação Lava Jato contra Dirceu.
